Relacionamentos são sempre delicados. Isso porque nem todas as pessoas têm Inteligência Emocional para lidar com os diferentes tipos de personalidade, crenças, valores, pensamentos e histórias de vida. Essa falta de maturidade emocional é justamente um dos fatores que levam ao medo de se relacionar, impedindo as pessoas de viver relações felizes e construtivas.
Para a Inteligência Emocional, todo tipo de medo é uma forma de proteção. Pessoas com medo de se relacionar são, no fundo, pessoas com baixa autoestima e que não sabem se relacionar com elas mesmas — e, por isso, acabam se fechando para as relações externas.
Por que as pessoas têm medo de se relacionar?
O medo de se relacionar pode ter origem de experiências e traumas vividos na infância, adolescência ou vida adulta. Veja alguns exemplos de situações que podem desencadear o medo de se relacionar:
– Gravidez não planejada, conturbada ou escondida: a pessoa não se sente bem-vinda na maioria dos lugares, assim como se sentia um intruso no útero materno;
– Bullying durante a infância: ofensas mexem com a autoestima, fazendo com que a pessoa cresça insegura e preocupada em ser aceita e aprovada pelos outros;
– Críticas e cobranças em excesso durante a infância: a criança se sente um fracasso, e cresce com a crença de que não faz nada direito. Além disso, ela não aprende a lidar com as críticas, sentindo muito medo de errar e do que os outros vão pensar dela;
– Criança que não aprendeu a lidar com as emoções: quem não aprendeu a lidar com as próprias emoções tende a se tornar um adulto que prefere se esconder em vez de correr o risco de se descontrolar emocionalmente na frente das pessoas;
– Ausência de elogios: a falta de estímulos durante a infância traz a sensação de que a pessoa apenas erra e que nada do que ela faz é suficiente.
Aprenda a se relacionar com você
Para descobrir como vencer o medo de se relacionar, o primeiro passo é aprender a se relacionar com você e enfrentar seus medos. Para ajudar nesse processo, comece respondendo às perguntas abaixo:
– O que eu gosto de fazer? O que me faz feliz?
– Quais são meus principais talentos e dificuldades?
– Quais são meus valores? O que é importante para mim?
– Quais as maiores alegrias da minha vida?
– Quais as maiores dores da minha vida?
– Quais as minhas maiores conquistas?
– Aonde eu quero chegar?
Antes de se relacionar com uma pessoa, aprenda a se relacionar com você, a gostar da sua companhia e a preencher seu vazio interior. Conheça suas qualidades, aprenda a lidar com suas limitações e sinta-se bem com isso, aceite a sua imperfeição e ame-se mesmo assim.
Entenda a necessidade de aceitação
Para a Inteligência Emocional, a maneira como nos relacionamos com as pessoas é um reflexo de como nos relacionamos com nossos pais durante a infância e até mesmo antes do nascimento: é cientificamente comprovado que os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para o bebê durante a gestação. Isso significa que muitos medos manifestados na fase adulta podem ter sido gerados ainda no útero materno.
Todo ser humano carrega o medo da rejeição. A possibilidade de não atender às expectativas dispara o medo de ser rejeitado ou criticado e, por isso, muitas pessoas têm dificuldade de se relacionar. Esses indivíduos sentem a necessidade de aceitação e não conseguem lidar com o medo de que aconteça o contrário, projetando este temor em suas relações.
Busque na sua história de vida como eram suas relações: reflita sobre como era sua relação com seus pais durante a infância, quais eram as exigências deles e de que forma você reagia a elas. Quais eram as punições e os reforços positivos diante de erros e acertos? Relacione tudo isso ao momento atual e traga consciência para sua vida e seus relacionamentos.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Se você é uma pessoa que têm medo de se relacionar, é necessário começar a se amar urgentemente. Para aprender a se relacionar com você, invista no desenvolvimento de sua Inteligência Emocional e mude a sua vida para sempre. Conheça o Método LOTUS e comece agora mesmo a cuidar da pessoa mais importante: você!
Imagem: © Depositphotos.com / SIphotography