Ao longo da vida, as pessoas vão guardando e acumulando experiências dolorosas ou mal resolvidas que trouxeram sofrimento e desencadearam emoções negativas como medo, raiva e tristeza. Muitas vezes, basta revisitar algum lugar que desperte a lembrança de uma memória dolorosa para que todos esses sentimentos venham à tona.
É justamente para dar luz sobre essas questões internas que, ao acessar as lembranças que estão gravadas no subconsciente, é possível identificar elementos que causam bloqueios, fomentam padrões de comportamentos prejudiciais e trazem dificuldades emocionais. Nesse contexto, traçar uma linha pessoal é uma forma muito efetiva para conseguir entender e honrar sua própria história de vida.
A construção de uma linha do tempo pessoal permite que o indivíduo revisite memórias importantes e eventos marcantes do passado. Assim, ele consegue deixar para trás os padrões de comportamento que prejudicam seus relacionamentos em várias esferas da vida, ressignificando traumas e trazendo aprendizado para o momento presente.
Benefícios do exercício da linha do tempo pessoal
- Proporciona o autoconhecimento;
- Possibilita o entendimento das causas para os problemas emocionais;
- Promove resultados positivos nos relacionamentos e nos padrões de comportamento;
- Permite a ressignificação de traumas e promoção de lembranças positivas;
Como fazer uma linha do tempo pessoal
Em uma folha, coloque em o ano do seu nascimento e todos os anos que se passaram até agora. Tente lembrar de todos os eventos marcantes que aconteceram nesse período, desde a infância até a vida adulta. Não se preocupe caso não lembre de detalhes específicos, e tente prestar atenção nas conexões, anotando-as.
O ponto mais importante deste exercício é visualizar todos os aspectos positivos e negativos dessas memórias, entendendo a forma como elas agem no seu comportamento e influenciam em seus relacionamentos e personalidade. Tente se conectar a quem você era em cada ano da sua vida, trazendo autoconhecimento a respeito de quem você realmente é atualmente e quais são suas principais qualidades e aspectos que precisam ser melhorados.
Lembre-se: ao alimentar crenças limitantes e ter dificuldade para ressignificar memórias traumáticas, você está prejudicando sua vida profissional e pessoal. Desenvolva sua Inteligência Emocional e seu autoconhecimento, duas habilidades que permitem que você acesse suas emoções e as compreenda de forma a viver de maneira mais equilibrada, com mais autoestima, confiança e alegria.