Manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é um desafio para a maioria das pessoas. Isso porque nem sempre é possível transmitir o que realmente queremos, já que cada pessoa tem uma forma de interpretar o que chega até ela.
Uma boa comunicação envolve clareza, entendimento e compreensão. Nesse processo, as críticas têm um importante papel, já que dependem muito de como são feitas e encaradas. É comum as pessoas confundirem críticas com ofensas, especialmente quando são feitas sem um planejamento e um objetivo construtivo.
As críticas sempre devem ter o objetivo de construir e trazer movimento de mudança. Uma crítica, portanto, jamais deve simplesmente expressar a opinião pessoal de alguém, mas aumentar a eficiência e a qualidade de uma atividade. É preciso ter Inteligência Emocional para se relacionar de forma assertiva e construtiva, pois as emoções fazem parte de toda comunicação e saber lidar com cada uma delas é fundamental.
Veja algumas atitudes importantes de como fazer uma crítica construtiva
Tenha consciência
Antes de qualquer coisa, perceba qual seu objetivo ao fazer determinada crítica. Normalmente, o que nos incomoda é reflexo de algo que temos em nós, ou de algo que não temos e gostaríamos de ter.
Nesse sentido, se você pretende dizer ao colega de trabalho que ele deveria ser menos agitado e mais calmo, perceba se você não age igual a ele ou se no fundo você gostaria de ser mais ágil e, justamente por não ser, essa característica o incomoda. Se você perceber que sua crítica não tem o objetivo de suprir uma necessidade sua e ela poderá ser realmente construtiva, aí sim prepare-se para a conversa.
Reconheça coisas positivas
Comece a conversa com uma avaliação geral e positiva. Fale sobre os potenciais e habilidades que admira na pessoa criticada e o quanto reconhece seu esforço, sempre incentivando que o indivíduo explore ainda mais suas virtudes. Lembre a pessoa de que todos os seres humanos têm pontos de melhoria, e que sua crítica não significa que ela não seja competente e capaz, mas que sempre é possível melhorar ainda mais.
Tenha objetivo
Saiba claramente qual o objetivo da crítica, e ofereça-a como uma sugestão de melhoria. Deixe claro que é o seu ponto de vista e que você respeita a pessoa, independentemente da crítica. Fale sobre o que você acha que pode ser mudado e o que pode melhorar a partir desta mudança, tanto para a pessoa como para os resultados em geral. Ofereça sugestões e possibilidades.
Seja cuidadoso
Lembre-se que você está lidando com um ser humano que, como qualquer pessoa, tem limitações, dificuldades e está sujeito a cometer erros. Você não sabe como essa pessoa lida com críticas e, por melhor que seja sua intenção, nem sempre a reação será como você planejou.
Portanto, sempre exponha a crítica de forma cuidadosa, com calma, em um tom de voz suave e que não denote agressividade e imposição. Algumas pessoas são muito sensíveis a críticas, e podem destruir sua autoconfiança se não forem bem direcionadas.
Seja direto
Não tente enrolar e não omita informações para amenizar o impacto negativo. Fale claramente sobre o que você identificou como ponto que precisa de melhoria e o quanto você acredita ser possível crescer com a mudança. Explique de que forma a pessoa e os resultados podem crescer e melhorar. Tenha o cuidado de sempre oferecer uma sugestão junto com a crítica.
Ouça a pessoa
Quando a pessoa que recebe a crítica tem a oportunidade de mostrar seu ponto de vista ou se justificar, as críticas são aceitas com mais facilidade e podem trazer mais resultados positivos. Algumas pessoas simplesmente abaixam a cabeça por medo, então pergunte a opinião do criticado sobre o assunto e mostre que você se interessa pelo que ela pensa.
Seja discreto
Chame o criticado em particular e converse com ele em um local que ofereça privacidade e evite constrangimento. Jamais chame a atenção de uma pessoa em público, pois isso jamais será visto como uma crítica construtiva.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Quando você sabe lidar com suas emoções, automaticamente aprende a lidar com as emoções das outras pessoas. Se você quer desenvolver sua capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, se comunicando de forma assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional. Ter conhecimento emocional é fundamental para se relacionar de forma saudável e construtiva.
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