Fechar o ano no negativo é um pesadelo para qualquer empresa ou empreendedor, especialmente quando é necessário envolver colaboradores e equipes de trabalho. A forma como a situação é exposta pode motivar ou desmotivar a equipe: pode motivar os colaboradores a alcançar melhores resultados ou gerar pensamentos de decepção, abalando a autoconfiança e desmotivando a equipe.
Antes de qualquer coisa, é preciso avaliar o contexto e as circunstâncias — tanto da empresa, quanto dos colaboradores e do mercado. É importante que cada parte tenha consciência da sua responsabilidade, pois uma empresa é formada por diversos departamentos que, por mais que tenham papéis e funções diferentes, se comunicam e se complementam para que a empresa alcance os objetivos esperados.
Dicas para motivar a equipe diante de um balanço negativo
Feedback positivo
Comece o feedback com uma avaliação geral e positiva. Fale sobre os resultados alcançados, os potenciais e habilidades de cada um e reforce todos os pontos positivos que percebeu, incentivando que todos explorem ainda mais seus talentos.
Seja direto
Não tente “enrolar” as pessoas com razões que não são reais e não omita informações para amenizar o impacto negativo. Fale claramente sobre o que aconteceu, o que precisa ser melhorado e o que deve ser mudado. Lembre-se de dizer que o resultado não foi alcançado, mas que melhores resultados podem ser alcançados com o empenho de todos.
Crítica construtiva
Ao fazer críticas e falar sobre os pontos de melhoria, faça de forma construtiva e que mostre um caminho prático para melhoria. É importante que a crítica sempre venha acompanhada de uma sugestão. Se precisar falar com uma pessoa especifica, fale individualmente, e só fale em grupo se for para fazer elogios.
Motivação
Um resultado negativo pode gerar desmotivação e falta de confiança nos colaboradores. No entanto, se o processo for bem conduzido, pode ser uma ótima oportunidade motivar as pessoas para que elas busquem melhorias.
Tenha cuidado
Lembre-se que você está lidando com um ser humano que, como qualquer pessoa, tem uma história de vida com dores, dificuldades, erros e acertos. Seu trabalho é responsável por suprir as necessidades básicas de sua família, a realização dos seus sonhos e o cumprimento de sua missão. Por isso, seja cuidadoso e cauteloso na forma de falar.
Método LOTUS
Se você quer desenvolver sua capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas, se comunicando de forma assertiva e persuasiva, desenvolva sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com as emoções — justamente a ponte que liga as pessoas. Ter conhecimento emocional é fundamental para se relacionar de forma saudável e construtiva.