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© Depositphotos.com / grinvalds Para melhorar e elevar a sua saúde mental no trabalho, é essencial seguir algumas dicas, tais como: prestar atenção em sua comunicação, trabalhar sua resiliência e ter atitudes positivas.

Pessoas saudáveis emocionalmente possuem duas características fundamentais: sabem manter relações positivas e duradouras e têm um elevado nível de autorrealização. No ambiente corporativo funciona da mesma maneira. A melhor forma de medir a sua saúde emocional no trabalho é refletir sobre como anda as relações com os colegas, superiores e clientes e também fazer um balanço sobre seu nível de satisfação com as atividades que realiza dentro da empresa.

Dicas para melhorar a saúde emocional no trabalho

Caso, após fazer uma autoanálise, você tenha percebido que existem pontos na sua rotina profissional que precisam ser desenvolvidos e melhorados, vale a pena aplicar as dicas a seguir:

Desenvolva o autoconhecimento

Reconhecer os próprios potenciais e limitações é o primeiro passo para desenvolver e melhorar sua saúde emocional. Quando o profissional dedica um tempo para olhar para as próprias emoções e as reações que elas acarretam, é possível obter uma real dimensão do que o satisfaz e o motiva. Dessa maneira, é capaz de alcançar o autocontrole, conquistar a confiança dos parceiros, colaboradores e estabelecer relações mais saudáveis.

Preste atenção na maneira como você se comunica

Uma comunicação sem ruídos é essencial para uma carreira de sucesso. Comunicar-se de maneira assertiva no trabalho e desenvolver o poder de persuasão são ações que evitam uma série de conflitos desnecessários. Tenha em mente que as falhas na comunicação costumam comprometer a produtividade, aumentar a perda de tempo e refletir negativamente nas relações interpessoais.

Trabalhe sua capacidade de resiliência

Profissionais que conseguem manter uma atitude resiliente não se desesperam diante de desafios ou adversidades, sabem trabalhar sob pressão e são perseverantes. Perder o sono por conta de um novo projeto, sentir-se ansioso o tempo todo ou ficar inseguro sempre que um novo desafio for proposto são sensações que geram estresse e abalam a estrutura emocional de qualquer profissional. Não ter medo do novo e não sofrer por antecipação é fundamental para manter a saúde emocional em dia.

Tenha uma atitude positiva

Manter uma atitude positiva no ambiente corporativo ajuda a elevar sua saúde emocional, melhora o ambiente e acaba influenciando o humor das pessoas com quem você se relaciona no trabalho. Afinal, permanecer a maior parte do seu dia em um local calmo e agradável é essencial para garantir uma saúde emocional.

Desenvolva sua Inteligência Emocional

Saber identificar e controlar suas emoções para que elas não interfiram de forma negativa na sua produtividade e nas suas relações profissionais. É justamente isso que a Inteligência Emocional propõe. Para manter saúde emocional é fundamental entender e respeitar as diferenças, compreender as suas próprias limitações e a dos outros e também lidar de maneira positiva em todas as situações. Caso você esteja com dificuldades na sua carreira e sente que chegou o momento de investir na sua saúde emocional para conquistar mais estabilidade profissional, conheça o Método LOTUS!  Descubra que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida e aprimorada diariamente e, com certeza, essa será uma experiência que mudará sua vida profissional e pessoal para sempre.

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