Você costuma viver mais tempo apegada ao seu passado, do que no seu presente?
O apego ao passado prejudica diretamente a sua vida presente. A pessoa que costuma viver somente sobre uma situação que já passou, vive de forma defensiva. Ela tem necessidade de se proteger constantemente e obviamente, não se permite viver o novo por conta de um trauma que a ocorreu no passado.
As mudanças representam para nós o constante movimento da vida, nele existem inicio, meio, fim e recomeço.
Durante nossa jornada passamos diariamente por ciclos que se encerram e se iniciam. Tudo está em movimento!
Quando não nos colocamos nessa posição de movimento, estamos contra o sentido natural da vida, parando de fluir pela desarmonia.
Comodismo e vitimismo, são atitudes que não combinam com o ciclo da vida.
Então, por que temos tanta dificuldade em lidar com perdas?
A verdade é que não aceitamos e não nos permitimos expressar nossas tristezas, passamos por ciclos fingindo que está tudo bem. Até que o momento que essas emoções explodem ou implodem.
Sempre que perdemos algo ou acontece alguma mudança, precisamos nos adaptar a uma nova realidade mesmo com o medo do desconhecido.
Quando deixamos esse medo nos paralisar, não lidamos com o novo ciclo, continuando assim, agarrados ao ciclo antigo, ao passado.
Por isso, é necessário que você mude o foco, deixando de olhar somente para as perdas e focando nas novas possibilidades que são capazes de nos fazer evoluir.
Qual ciclo você precisa fechar nesse momento?