Saber dizer não é umas das grandes dificuldades do ser humano. O “não” é uma palavra que quase sempre soa agressiva, e muitas pessoas evitam negar as coisas pelo fato de haver uma necessidade de estar sempre disponível para o outro, ser agradável e não querer frustrar expectativas.
Dizer não é difícil em todos os setores da vida, mas no âmbito profissional esta dificuldade pode ser ainda maior, especialmente quando a negativa é dada para um cliente importante. Por isso, é fundamental aprender a dizer não de maneira cordial, de modo a manter um nível profissional satisfatório e as portas sempre abertas para novos negócios.
Por que é tão difícil dizer não?
Uma vez que o “não” envolve uma negação, ele sempre deve ser falado com cuidado. Ao dizer não, muitas pessoas sentem que estão recusando o outro, abrindo margem para serem rejeitadas também. Por esse motivo, a maioria dos indivíduos faz o possível para não desagradar o outro. Trata-se de um mecanismo de defesa criado pelo medo de ser rejeitado em troca.
Como aprender a dizer não
Entenda seus limites
Reflita antes de aceitar ou recusar uma solicitação de um cliente. Considere quanto tempo é possível aguentar uma demanda de trabalho que está além da sua e se existe o risco de acabar complicando seu trabalho e suas entregas apenas para atender ao pedido do cliente.
Ofereça soluções
Ao negar o pedido, ofereça soluções alternativas para que o cliente saiba que você deseja atendê-lo e ajudá-lo, mas de maneira viável para todos.
Justifique e pergunte
Sempre justifique sua negativa para o cliente. É essencial basear sua justificativa em você e não em fatores externos, pois trata-se sobre sua agenda e sua limitação perante a demanda. Se estiver sobrecarregado, explique e descreva os outros projetos que estão sendo desenvolvidos e faça o cliente entender suas dificuldades.
Não tenha medo
A resposta negativa, quando bem embasada, demonstra confiança. Profissionais que têm coragem de dizer não passam sinceridade e ganham credibilidade com seus parceiros e clientes.