Aprender a dizer não faz parte do amadurecimento emocional. É estar disposto a se negar a fazer algo que vá contra sua vontade. Em outras palavras, é ser sincero com você mesmo e se respeitar.
Se você é do tipo que fica dando voltas e se preocupando em arrumar desculpas para não precisar negar um pedido de alguém, você precisa resolver essa situação com urgência.
Seja sua prioridade!
Quando você acha que é mais importante a aprovação do outro, do que manter-se fiel às suas próprias vontades e convicções, é um sinal que você precisa trabalhar melhor sua autoconfiança e segurança.
Claro, sempre existem exceções, e em alguns momentos você irá ceder e dizer sim por algum motivo. Geralmente, para pessoas que damos maior prioridade em nossas vidas, mas viver para agradar a todos, não é saudável para você.
É importante que você saiba se posicionar diante situações que não lhe agradam. Pois, para pessoas de má fé, esse comportamento será interpretado como um sinal de que podem se aproveitar de você.
Você não deve se sentir culpado, ou sem educação por dizer não para uma pessoa. Ainda mais, em uma situação que você não concorda ou não quer aceitar o que ela pede.
Então, como dizer não?
O que é fundamental para você começar a dar os primeiros passos para conseguir dizer não, além de desenvolver a autoconfiança, é estabelecer suas prioridades. A cada favor ou pedido que alguém faz para você, haverá uma ponderação sobre ser viável ou não. Então, é claro, você não precisa se negar a fazer qualquer favor que alguém te peça, mas é importante que você saiba colocar suas demandas pessoais acima de demandas que não são de sua responsabilidade.
Aprenda mais sobre como dizer não com o mentor emocional, Rodrigo Fonseca, Aqui!
Leia também: 6 dicas para aumentar a autoconfiança & Como aprender a dizer não em 6 passos