A principal tarefa de um líder é guiar sua equipe para que ela possa oferecer seu melhor. Cabe ao líder, portanto, a tarefa de administrar conflitos e anseios de modo a garantir que cada colaborador traga resultados efetivos para a empresa. Estar em um cargo de liderança é uma tarefa complexa e que exige que o profissional enfrente vários desafios: lidar com diferentes tipos de funcionários, mediar divergências, garantir que os processos de trabalho se desenvolvam da melhor maneira possível e ser o motivador da equipe.
Tão importante quanto conhecimento técnico, é fundamental que o líder saiba administrar seus sentimentos e emoções para ter imparcialidade no trabalho, manter uma atitude neutra diante de atritos e se comportar de maneira justa e equilibrada com seus funcionários. Dessa forma, é possível evitar que questões pessoais interfiram na rotina organizacional, além de prevenir tensões e prevenir falhas na comunicação — fatores que geram queda na produtividade e perda de tempo.
Ao desenvolver a habilidade de lidar com as próprias emoções, é possível estabelecer relações produtivas e administrar a pressão do dia a dia de forma eficiente. Um profissional que ocupa um cargo de liderança precisa trabalhar constantemente o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional. Confira as dicas que a SBie preparou e entenda quais as principais habilidades necessárias para ser um líder melhor.
Dicas para administrar os sentimentos e ser um líder melhor
Desenvolva seu autoconhecimento
Profissionais que desenvolvem o autoconhecimento tornam-se capazes de reconhecer seus potenciais e limitações, entendendo como esses fatores impactam em seus comportamentos e atitudes. Entender como suas emoções interferem na maneira como você conduz sua equipe é o primeiro passo para enxergar os pontos que precisam ser trabalhados e melhorados.
Tenha autocontrole
É fundamental para o sucesso de qualquer profissional que ele seja capaz de dominar as próprias emoções para evitar reações desequilibradas, comportamentos agressivos, relações tensas e o desenvolvimento de dificuldades para lidar com imprevistos e frustrações.
Seja imparcial
As emoções estão presentes em todas as esferas da vida, e o ambiente corporativo não foge dessa regra. Isso significa que é completamente natural criar laços com algumas pessoas do trabalho, enquanto pode haver certa dificuldade para se relacionar com outras. Quando se está em um posto de liderança, porém, é importante que o gestor tenha cautela para agir de forma imparcial e não deixar que seus sentimentos influenciem em suas decisões e comportamentos.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Manter uma atitude neutra e racional diante de todos os conflitos e demandas que envolvem a rotina de um líder é um grande desafio. Por esse motivo, é fundamental estar emocionalmente preparado liderar uma equipe de forma justa e equilibrada. Conheça o Método LOTUS, um treinamento que propõe um entendimento profundo de suas emoções e irá trazer grandes benefícios para sua carreira.