Uma empresa é formada por diversos departamentos que, por mais que tenham papéis e funções diferentes, se comunicam e se complementam para garantir que a empresa alcance os objetivos esperados. Os processos corporativos acontecem de forma contínua e interativa e, por isso, o funcionamento e desempenho de uma parte naturalmente afeta o todo.
A visão sistêmica enxerga a empresa como um todo, trabalhando com um sistema que integra cada uma das partes. Esse tipo de metodologia permite que as decisões sejam mais assertivas, uma vez que visualiza a forma como cada ação afetará o todo, levando em consideração também a harmonia entre as pessoas e os processos.
A visão sistêmica permite que a empresa atenda às necessidades de todos os meios e públicos com quem se relaciona, o que inclui colaboradores, clientes, sociedade, meio ambiente e seus próprios interesses.
Como desenvolver a visão sistêmica
Para desenvolver a visão sistêmica é preciso aprender a enxergar as coisas tangíveis (produtos, pessoas, espaço físico, recursos) e as intangíveis (marca, imagem, fidelização dos clientes, ameaças, balanço de resultados).
A visão sistêmica permite que as organizações atuem como um sistema aberto, no qual todos estão em busca dos mesmos objetivos. Por isso, também é preciso começar a focar nos processos e não nas pessoas. Quando um problema acontece, por exemplo, o foco da resolução deve ser encontrar a falha do processo — em vez de ficar tentando encontrar culpados.
Uma empresa com visão sistêmica reconhece que seu serviço ou produto traz muito mais que lucros, beneficiando todos os envolvidos em seus processos. Nesse contexto, cada departamento tem um papel importante na realização dos objetivos e dos resultados alcançados, e esse é justamente o principal embasamento da visão sistêmica.
A principal ferramenta para auxiliar na construção da visão sistêmica é a Análise Swot — uma ferramenta que avalia o cenário e faz um diagnóstico da situação, preparando opções estratégicas para possíveis problemas que podem aparecer no meio do caminho e explorando as oportunidades de crescimento. Além dela, o Benchmarking também pode ser utilizado. Este processo de avaliação considera a concorrência, identificando e incorporando suas melhores práticas.
O papel do líder na visão sistêmica
Além de garantir que os resultados sejam alcançados, o líder precisa estar sempre motivando e desenvolvendo seus liderados, além de otimizar processos e administrar conflitos. Um líder com visão sistêmica deve conhecer seu papel e a importância de sua equipe para o todo.