Desapegar das coisas que remetem a uma relação que terminou exige um esforço consciente para conseguir seguir em frente e superar o término. O fim de um relacionamento é sempre um processo difícil e que gera uma sensação de frustração e, para superar este momento, é importante saber se reinventar.
Confira algumas dicas de Inteligência Emocional para lidar com o fim de um relacionamento de forma saudável e desapegar do ex-companheiro:
Como desapegar do ex-companheiro?
Entre em contato com suas emoções
Passar por um período confuso em relação aos próprios sentimentos ao sair de uma relação é normal, assim como sentir-se perdida. Neste momento, é muito importante entrar em contato com cada emoção que surgir e identificar cada uma delas. Não tente reprimir o que você está sentindo e lembre-se: é importante não pular etapas.
Não entre em um clico vicioso
Para superar o fim de um relacionamento é preciso se afastar das coisas que remetem ao ex. Em um primeiro momento, evite as redes sociais e tente não frequentar os mesmos locais que vocês costumavam ir. Aproveite esse período para fazer coisas novas, conhecer outras pessoas e descobrir diferentes maneiras de se distrair.
Trabalhe a autoestima
Canalize toda sua energia em si mesma: mude seu foco, passe a ser sua prioridade e invista em ações que tragam resultados positivos para sua vida pessoal, profissional e financeira. Faça um novo esporte, aprenda uma outra língua ou vá viajar. Esses tipos de ação certamente irão melhorar sua autoestima.
Não deixe sua felicidade nas mãos de outra pessoa
Não tenha medo de ficar sozinha durante um tempo. Em vez disso, transforme esse período de transição em um momento para focar no seu autoconhecimento e refletir sobre a importância de ser feliz sozinha antes de entrar em uma nova relação. Cada indivíduo é o único responsável pela própria felicidade. Conecte-se novamente com quem você é verdadeiramente e transforme esse momento de dor em uma oportunidade para crescer e se desenvolver.
Não tente controlar o incontrolável
Não perca tempo insistindo em algo que não depende apenas de você. Independentemente da razão que levou ao fim do relacionamento, não dá para controlar o que a outra pessoa sente ou deseja. Por isso, não fique lamentando por algo que não pode ser modificado.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Ao investir no desenvolvimento da sua Inteligência Emocional com o Método LOTUS, você irá criar consciência sobre os padrões que você carrega nos seus relacionamentos e as crenças limitantes que atrapalham você mesma.