Inscreva-se para receber nossa newsletter

Blog e Notícias

© Depositphotos.com / Dutko Por mais que exista intimidade entre chefe e colaborador, a postura profissional sempre deve prevalecer no ambiente de trabalho, especialmente no momento da demissão.

Um dos fatores que torna o ambiente de trabalho mais leve e descontraído são as relações de amizade e parceira que são criadas com os colegas de trabalho. É comum que a amizade vá além do ambiente profissional e se tornem verdadeiras parcerias, inclusive entre chefes e funcionários.

Quando isso acontece, é importante que os limites da amizade estejam bem definidos: por mais que exista intimidade, a postura profissional sempre deve prevalecer no ambiente de trabalho. Se esses limites são bem definidos e respeitados, os vínculos de amizade podem trazer muitos ganhos para a empresa, uma vez que a integração da equipe cria um clima de trabalho positivo, harmonioso e produtivo.

Por outro lado, algumas situações podem afetar a relação de amizade. É o caso da necessidade de demitir um funcionário que é também um amigo: caso não exista uma separação clara entre amizade e vida profissional, a demissão pode acabar com a amizade entre chefe e colaborador.

Como demitir um amigo sem prejudicar a relação

Administrar essa situação pode ser uma tarefa muito delicada, mas algumas atitudes podem minimizar o sofrimento. Confira quais são:

Tenha postura de chefe

Por mais que vocês sejam amigos, é a relação profissional que deve prevalecer no momento da demissão. Adote a postura de um chefe que está encerrando a relação profissional, e não a amizade: evite fazer brincadeiras e seja o mais formal possível, para que a pessoa perceba que você está apenas cumprindo o seu dever.

Seja direto

Não tente enrolar a pessoa com razões que não são reais e não omita informações para amenizar o impacto negativo da demissão. Tenha ética profissional e fale claramente sobre os motivos de seu amigo estar sendo demitido e deixe claro que esta é uma decisão da empresa.

Use a razão

Deixe o emocional de lado e não pense nas dificuldades que seu amigo passará. Não se desculpe e nem se justifique, mantendo a ideia que você está apenas cumprindo seu papel. Conforte seu amigo apenas fora da empresa, ajudando-o a superar a demissão e motivando-o para que busque novas oportunidades.

Motive

Comece a conversa com uma avaliação geral e positiva, falando sobre as habilidades e pontos positivos de seu amigo. Ao fazer críticas, fale sempre de forma construtiva e mostre um caminho prático para melhoria. É importante que a crítica sempre venha acompanhada de uma sugestão.

Respeite o espaço do outro

Esta é uma situação que pode gerar raiva e decepção, fazendo com que seu amigo projete sua frustração em cima de você. Não misture as coisas e esteja preparado para reações negativas, caso a pessoa não tenha controle emocional para encarar a demissão. Se achar necessário, afaste-se até que ele consiga digerir a notícia, respeitando o momento e compreendendo sua postura.

Posts Relacionados

Os conflitos são inevitáveis, seja no trabalho, em casa ou

Leia Mais ►

Em um mundo repleto de prazos apertados, demandas pessoais e

Leia Mais ►

Treinamentos Sbie

DESENVOLVA A
CAPACIDADE QUE PESSOAS REALMENTE FELIZES E QUE VERDADEIRAMENTE LIDERAM SUAS VIDAs POSSUEM.
A HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA TODO PROFISSIONAL
QUE TRABALHA COM DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Inscreva-se para receber nossa newsletter

Formulário captação

Preencha os campos abaixo pra continuar