Todas as pessoas têm inseguranças, sendo completamente natural que elas se manifestem em momentos específicos da vida — e durante a construção de um relacionamento amoroso isso não é diferente. Indivíduos que investem em autoconhecimento, porém, conseguem se relacionar de maneira mais saudável e com maior maturidade emocional.
Conhecer as próprias limitações e qualidades é uma ação que cria mais motivos para confiar em si mesmo e transmitir confiança para o parceiro. Pessoas inseguras, por sua vez, têm mais dificuldade para administrar um relacionamento estável e equilibrado.
Uma relação marcada pelo excesso de desconfiança pode ser muito desgastante para todos os envolvidos e dificilmente sobrevive. Se você é uma pessoa que acha muito difícil confiar no parceiro, confira as dicas que a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) preparou e livre-se definitivamente do medo de perder o namorado:
Medo de perder o namorado: dicas para ter mais autoconfiança
Entenda a raiz do problema
A desconfiança pode estar relacionada a experiências negativas com relacionamentos anteriores, especialmente os que foram marcados por mentiras ou decepções amorosas que não foram superadas. Este é um tipo de trauma que pode impedir que você mantenha a tranquilidade e o equilíbrio no seu relacionamento atual.
Experiências negativas na infância também podem fazer com que o indivíduo desenvolva medos em relação à vida amorosa e ao parceiro. Nascer e crescer em famílias disfuncionais — que apresentam modelos equivocados sobre o que é amor — pode desencadear esses processos emocionais negativos e fazer com que o indivíduo repita os mesmos padrões dos pais durante a vida adulta.
Entrar em contato com as experiências do passado e superar essa dor é essencial para ressignificar esses traumas e eliminar as crenças limitantes que estão impedindo sua autoconfiança e felicidade.
Identifique a sua responsabilidade e perdoe
Caso você tenha passado por uma desilusão amorosa, é fundamental identificar a sua responsabilidade no ocorrido e, assim, encontrar maneiras para que as mesmas situações não se repitam no seu relacionamento atual. Perdoar e seguir em frente é fundamental para não carregar bagagens emocionais que impedem que você se abra para o novo e para o que a vida tem a oferecer.
Aumente sua autoestima
Antes de amar e admirar o outro, é preciso amar a si mesmo. Aceitar a maneira como você é e aprender a lidar com suas imperfeições é o primeiro passo para trabalhar melhor a sua autoestima.
Não se afaste de sua essência
Pessoas inseguras tendem a transferir toda a responsabilidade pela própria felicidade para o parceiro, o que é um grande equívoco. Evite canalizar toda sua energia no parceiro e esteja sempre aprimorando seu desenvolvimento pessoal. Tenha um hobby, invista na sua carreira profissional, estude, pratique esportes e não abandone seus amigos e famílias. Lembre-se: para estar bem com o outro, é preciso estar bem com você mesmo e viver de acordo com o que você realmente busca e deseja.