Imagine que, no momento de sua concepção, o indivíduo é como uma folha em branco. Todas as experiências vividas pelos pais durante a gestação e ao longo dos primeiros sete anos desta pessoa ficam registradas nessa folha, que pode ser chamada de subconsciente.
É a partir dessas informações que o indivíduo cria sua visão de mundo, baseia suas escolhas, enfrenta problemas e se comporta diante das diferentes situações. Cada pessoa tem informações próprias e particulares em seu subconsciente, influenciando-as de maneira positiva ou negativa.
Como surgem os traumas de infância?
Uma experiência se torna um trauma quando a pessoa sofre algum tipo de abalo emocional. A maioria das pessoas carrega algum tipo de trauma emocional, seja ele real ou interpretativo: alguns realmente estão associados a situações traumatizantes (como abandono ou maus tratos), enquanto outros são apenas interpretações equivocadas.
Um exemplo de interpretação distorcida ocorre quando a mãe sai para trabalhar e o filho sente que foi abandonado. Neste caso, a criança não tem consciência de que a mãe irá voltar em algumas horas, e apenas sente o vazio do amor materno e sensação de abandono. Isso fica registrado no subconsciente da pessoa, fazendo com que ela crie padrões para se proteger da dor ou para suprir as necessidades de amor e proteção.
Como superar os traumas emocionais
Muitas pessoas não conseguem encontrar o equilíbrio e a estabilidade emocional porque estão presas a um trauma que ainda causa dor. As histórias vividas jamais poderão ser modificadas, mas você pode dar novos significados e interpretações a esses acontecimentos, impedindo que eles prejudiquem seu futuro.
Confira como fazer isso com as dicas a seguir:
Autopercepção
Os traumas de infância estão sempre ligados a situações que causaram dor na infância. Por isso, o primeiro passo para superar traumas emocionais é resgatar as lembranças e identificar o que trazia dor, o que você gostaria que tivesse sido diferente, o que você mudaria nos seus pais e na forma como você recebeu amor.
Propósito
Por trás de toda experiência existe um propósito, e encontrar um aprendizado para cada dor é fundamental para conseguir superar um trauma. Quando você perde alguém querido, por exemplo, você pode aprender a valorizar as pessoas. O trauma emocional fez com que você se tornasse uma pessoa mais forte ou mais frágil? Você fala sobre o acontecimento como uma superação ou como uma vítima?
Desenvolva sua Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional promove o conhecimento sobre suas emoções e história de vida. A partir dessa consciência, é possível trabalhar e ressignificar cada trauma até que a dor se dissolva.
Se você quer curar seus traumas emocionais e dar um novo sentido às histórias da sua vida, conheça o Método LOTUS — um treinamento que proporciona um profundo mergulho em suas emoções, trazendo as respostas que você sempre buscou fora de você.