O nervosismo é um sentimento natural em algumas situações da vida, como o nascimento do primeiro filho, o primeiro dia de trabalho, um exame importante, uma conversa com o chefe, um pedido de casamento ou até mesmo uma final de campeonato — esteja você competindo ou torcendo.
Este nervosismo é uma reação natural do organismo, que nos prepara para uma situação importante e que apresenta algum risco. Porém, quando este sentimento se torna excessivo e interfere no dia a dia, pode dificultar a realização de tarefas simples, a qualidade dos relacionamentos interpessoais e causar doenças psicossomáticas.
Sintomas do nervosismo
O nervosismo antecede situações que geram medo, incerteza ou expectativa. Os sintomas são bem parecidos com os da ansiedade, pois o nervosismo e a ansiedade caminham juntos. Alguns dos sintomas mais comuns são: boca seca, taquicardia, sudorese, angústia, tremedeira, estresse, tonturas, náuseas, vômitos e diarreia.
Cada pessoa reage de uma maneira diferente às situações, e é importante saber identificar os sintomas para controlar o nervosismo com algumas técnicas simples de relaxamento e concentração.
Como seu corpo reage diante de uma crise de nervosismo em uma final de campeonato? Comece a perceber as suas reações para aprender a se controlar.
Causas emocionais do nervosismo
Toda sensação ou sentimento carrega uma causa emocional, e ter consciência do que existe por trás do seu nervosismo é o primeiro passo para se libertar dele. As principais causas emocionais relacionadas ao nervosismo são:
– Raiva excessiva;
– Insegurança;
– Medo de perder o controle;
– Medo de errar;
– Excesso de cobrança pessoal;
– Falta de autoconfiança;
– Dificuldade de viver o momento presente;
– Medo do futuro;
– Excesso de expectativa.
Como controlar o nervosismo
Não importa se você faz parte da torcida ou da competição. Veja nossas dicas para controlar o nervosismo em uma final de campeonato:
– Respire profundamente: respirações longas e tranquilas indicam ao corpo e à mente que está tudo bem, enquanto uma respiração ofegante, curta e rápida sinaliza o oposto. A respiração correta permite que você direcione seu emocional;
– Identifique os sintomas e encontre formas de controlá-los;
– Mantenha o diálogo interno: identifique o que está causando seu nervosismo e os medos que existem por trás dele;
– Perceba se esses medos terão grande impacto na sua vida e o que você pode fazer em relação a eles;
– Diminua as expectativas e abra mão da necessidade de controlar tudo. Algumas coisas não estão sob o seu controle, especialmente aquelas que não dependem só de você, como uma final de campeonato;
– Mantenha seus pensamentos no momento presente, não se “pré-ocupando” com o que poderá ou não acontecer. Isso é gasto de energia desnecessária;
– Evite pessoas negativas;
– Relembre todas suas conquistas para aumentar ainda mais sua autoconfiança;
– Aprenda a lidar com sua raiva e saiba como direcionar a emoção sem machucar a si mesmo ou outras pessoas.
Desenvolva a sua Inteligência Emocional
Saber lidar com suas emoções é fundamental para controlar o nervosismo em todas as situações. Isso porque ele surge a partir do desequilíbrio emocional. Conheça o Método LOTUS e desenvolva a sua Inteligência Emocional para assumir o controle da sua vida e das suas emoções.
Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia