Pense em uma mulher irritada, estressada e raivosa. Qual o primeiro pensamento que vem à sua cabeça? “Está de TPM”. É comum que as pessoas associem as variações de humor de uma mulher a esse período de alterações hormonais, que geralmente é acompanhado por uma série de sintomas que alteram o humor e a disposição.
A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, popularmente chamada de TPM, é uma das queixas mais comuns entre as mulheres. Isso porque é um período de alterações bruscas no humor, interferindo diretamente nas atividades diárias. Quando ocorrem de forma extrema, os sintomas da TPM podem prejudicar as relações pessoais e profissionais, pois quem convive com uma mulher de TPM acaba sendo afetado pelo desequilíbrio.
TPM: o que é e quais são os sintomas
A Tensão Pré-Menstrual é o período cíclico que precede a menstruação, podendo desaparecer no primeiro dia de fluxo menstrual ou durar até o fim do fluxo. As alterações hormonais são a principal causa da TPM, causando sintomas como:
– Dores musculares e nas articulações;
– Inchaço;
– Ganho de peso por retenção de líquidos;
– Seios doloridos e com granulosidades;
– Dores de cabeça;
– Cólicas;
– Fadiga;
– Alterações do estado de humor;
– Tensão e ansiedade;
– Impulsividade, irritabilidade, raiva;
– Alterações no apetite e compulsão por certos alimentos;
– Insônia ou sonolência.
Dicas para controlar a raiva e o estresse na TPM
São tantas as alterações físicas, emocionais e comportamentais que, muitas vezes, a mulher pode perder o controle durante a TPM e acabar prejudicando suas relações pessoais ou profissionais. Pensando nisso, vale a pena conferir algumas dicas para controlar os sintomas de raiva e estresse da TPM:
Entenda e aceite a sua TPM
Saiba quais são e reconheça os sintomas da TPM, identificando quando eles começam e o que pode desencadeá-los. Assim, fica mais fácil administrar seu comportamento em relação aos outros.
Cuide da sua Inteligência Emocional
Esteja sempre em dia com suas emoções e sua consciência. Sentimentos que ficaram suprimidos durante todo o mês podem aflorar de forma desproporcional no período da TPM. Portanto, desenvolva sua Inteligência Emocional e aprenda a lidar com suas emoções, sem permitir que elas controlem a sua vida.
Durma bem e de acordo com seu metabolismo
Além de relaxar o corpo físico, uma boa noite de sono é responsável por fazer com que seus pensamentos se organizem, reduzindo a ansiedade e o estresse.
Pratique relaxamento muscular progressivo ou exercícios respiratórios
Esses exercícios ajudam a reduzir dores de cabeça, ansiedade e até insônia.
Pratique uma atividade física
Faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas que ajudam a aliviar a mente, de quatro a seis vezes por semana. Exercícios físicos regulares ajudam a melhorar e saúde e aliviam os sintomas de fadiga e alterações de humor. Yoga e meditação também são excelentes opções de atividade.
Cuide de sua dieta
Faça refeições mais frequentes e com menor quantidade de alimentos. Isso ajuda a reduzir os edemas e a sensação de plenitude gástrica. O ideal é fazer entre cinco e seis pequenas refeições ao dia, em vez de três grandes refeições.
Se possível, inclua carboidratos complexos, fibras e proteínas na sua dieta. Evite o sal para reduzir a retenção de líquidos e aumente a ingestão de alimentos integrais, frutas, vegetais, cereais e grãos. Por fim, evite cafeína, açúcar, gorduras animais e álcool.
Imagem: © Depositphotos.com / stokkete