Uma das formas mais eficazes de conseguir juntar dinheiro é focar em algo que você queira investir — como uma roupa, um produto ou uma viagem. Além disso, realizar algumas mudanças simples na rotina ou nos hábitos de consumo podem lhe ajudar a economizar dinheiro para realizar as coisas que deseja.
Dicas práticas para economizar dinheiro
Tenha um bom relacionamento com o dinheiro
Infelizmente, o dinheiro é motivo de guerras, brigas e separações, destruindo famílias, empresas e países inteiros. O inconsciente coletivo considera que o dinheiro gera discórdia e é ruim, mas o que você pensa sobre isso?
As crenças que você tem em relação ao dinheiro são o que determinam como ele influencia a sua vida. Reveja essas crenças e, se perceber que elas afastam o dinheiro da sua vida, chegou a hora de mudar a forma de pensar sobre o assunto.
Planeje
Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem nem quanto precisam para pagar suas contas básicas: gasolina, comida, remédios, plano de saúde, aluguel, condomínio, contas de consumo, lazer.
Por isso, faça uma lista das suas contas básicas e calcule seu custo fixo. Assim você saberá quanto resta para poupar ou comprar as coisas que você deseja. Se você compra roupas todos os meses, por exemplo, estipule um valor que caiba e coloque como custo fixo. Se você financiar uma dívida que durará meses, coloque também.
Adquira o hábito de anotar todos os seus gastos, sem esquecer de nenhum centavo. Ao final do mês, veja com o que você realmente gasta seu dinheiro. É provável que você perceba que é possível cortar algumas coisas e economizar. Ao final de três meses, faça um balanço e identifique outros pontos nos quais é possível economizar.
Existem ótimos aplicativos gratuitos que gerenciam seus gastos. Use-os!
Pague ou negocie suas dívidas
Para quem está tentando juntar dinheiro, as dívidas são as principais inimigas — pois geram juros e acabam virando uma bola de neve. Priorize as dívidas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial, e tire-as do caminho o mais rápido possível.
Estabeleça objetivos
Defina seus objetivos: quitar suas dívidas, comprar um apartamento, trocar de carro, fazer uma viagem, renovar o guarda-roupa. Priorize-os, coloque prazos e classifique-os em curto, médio e longo prazo. Escolha um objetivo específico de cada vez.
Como juntar dinheiro para um objetivo específico
Após organizar sua vida financeira, divida o valor do seu objetivo pelos meses que quer realizar. Por exemplo, se daqui a 12 meses você pretende fazer uma viagem que custará $10.000,00, você precisa guardar em média 850,00 por mês.
Analise se esse valor é compatível com sua realidade e comece a poupar já. Caso não seja, reveja a data e ganhe fôlego para realizar seu sonho sem se apertar ou gerar dívidas.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo com seus contatos e conte como está sendo sua experiência.
Imagem: © Depositphotos.com / urfingus