Se você deseja construir uma carreira sólida, precisa estar atento a dois pontos fundamentais: as relações interpessoais e a ética profissional. Esses dois aspectos caminham juntos, já que é importante se relacionar de forma positiva e construtiva com os colegas de trabalho e respeitar as normas, valores e padrões estabelecidos pela sociedade e pela própria organização.
O bom relacionamento entre os colaboradores e a entrega dos resultados esperados só é possível quando existe um ambiente favorável a essas condições. Ambientes em que não há respeito, colaboração e bom senso, por outro lado, levam à formação de um clima desagradável e com baixo rendimento da equipe e da empresa como um todo.
A Inteligência Emocional é a principal ferramenta para construir bons relacionamentos e ambientes favoráveis para a ética profissional. Isso porque, quando você é capaz de lidar com suas emoções, é capaz de compreender as emoções das pessoas ao seu redor.
Atitudes de pessoas éticas no trabalho
As emoções fazem parte de todas as relações interpessoais, e cada pessoa tem uma forma de expressar suas emoções. Quando você desenvolve sua Inteligência Emocional, aprende a controlar as emoções e a lidar com as emoções das outras pessoas, respeitando as diferentes formas de ser e agir.
Uma conduta ética é aquela na qual a pessoa atua como facilitadora dentro do ambiente de trabalho, e não como limitadora. Para isso, é necessário saber como lidar com as emoções humanas. Veja a seguir algumas atitudes éticas que somente pessoas com Inteligência Emocional são capazes de adotar:
– Construção de relações saudáveis com os colegas de trabalho;
– Criação de um ambiente harmonioso, em que as ideias são discutidas de forma construtiva entre todos os envolvidos;
– Reações positivas diante de desafios;
– Respeito às políticas da empresa;
– Capacidade de enxergar oportunidades nos problemas;
– Contribuição para as rotinas de trabalho e bom funcionamento das tarefas;
– Disseminação de uma imagem positiva da organização;
– Distanciamento de fofocas;
– Não utiliza a hierarquia em benefício próprio;
– Comprometimento com as tarefas e com a equipe.
Entenda o Código de Ética Profissional
Além das condutas éticas baseadas no bom senso comum, algumas profissões precisam seguir o Código de Ética Profissional, um documento que é criado pelos Conselhos de Representação da profissão.
O Código de Ética Profissional serve para padronizar procedimentos operacionais e condutas de comportamento, garantindo a segurança dos profissionais e da empresa. Além de estabelecer princípios ético e morais, esse documento prevê penas disciplinares aos trabalhadores que não obedecerem aos procedimentos e normas de sua área, protegendo a sociedade de injustiças e desrespeitos em qualquer esfera. Cabe aos Conselhos a função de fiscalizar o cumprimento dos Códigos de Ética.
Se você quer ir além e aprender a se relacionar de forma positiva, desenvolvendo a sua Inteligência Emocional, conheça o Método LOTUS e permita-se um processo de mudança profundo na sua vida.
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