O estresse aparece quando a demanda é maior do que o tempo disponível. Muitas vezes, porém, o grande problema está na falta de capacidade de administrar o tempo. A má gestão do tempo pode causar um enorme estresse: quando você está atrasado e com muitas coisas para fazer, é difícil se manter calmo e focado.
Se você se organizar antecipadamente e se certificar de que não ficará sobrecarregado, com mais atividades do que o tempo disponível, criará uma situação de controle e evitará o estresse.
Dicas para organizar o tempo no seu dia a dia
Defina suas metas
Coloque no papel todas as metas da semana. É importante perceber se você está colocando um número de tarefas que seja possível realizar.
Você também pode fazer uma lista mensal de metas e dividi-la em semanas, mas a lista semanal é mais eficiente para administrar o tempo, uma vez que gera mais foco e menos ansiedade.
Defina as prioridades
Coloque as tarefas em ordem de prioridade. Dentre as prioridades, estabeleça quais são indispensáveis — aquelas que, se você não fizer, irá se prejudicar ou prejudicar alguém.
Organize as tarefas de acordo com sua semana
Agora distribua suas tarefas e metas ao longo de sua semana, de acordo com suas atividades e com a ordem de prioridade.
Conte quantas metas indispensáveis você tem para a semana toda e divida-a por cinco dias (considerando apenas os úteis).
Mantenha-se focado
Existem muitas coisas que tiram nosso foco, especialmente a internet, redes sociais e whatsapp. Faça um acordo flexível com você mesmo: a cada tarefa realizada, aproveite 10 minutos para interagir com os meios de comunicação e depois volte à próxima tarefa.
Comemore e dê uma recompensa a si mesmo
Cada pequeno passo, cada pequena tarefa realizada exigiu uma escolha e um movimento. Se você chegou lá, é porque escolheu determinado caminho e acertou. Por isso, sempre comemore e agradeça uma tarefa cumprida — afinal, muitas pessoas escolhem não agir e não ter razões para comemorar.
Quando conseguir atingir sua meta, dê uma recompensa a si mesmo, exatamente como fazemos com as crianças. O reforço positivo traz reconhecimento e lhe mantém motivado. Faça algo que lhe traga prazer e felicidade: coma uma comida que gosta, leia um bom livro, faça algo que gosta.
Reclame menos e não tente controlar o incontrolável
Só reclame se a sua queixa vier acompanhada de uma solução. Caso contrário, não perca tempo — especialmente para reclamar do trânsito, do clima, da política e de outras situações que a sua reclamação não mudará nada. Muitas coisas na vida estão além do nosso controle, particularmente o comportamento de outras pessoas.
Quando focamos nossa atenção em situações que não conseguimos controlar, estamos perdendo energia e gerando estresse desnecessário. Em vez de ficar completamente estressado por causa delas, foque nas coisas que você pode controlar — como a maneira que você escolhe reagir a problemas, as ações tomadas diante da situação, a procura por ajuda, a busca por apoio, entre outras coisas.
Imagem: © Depositphotos.com / SergeyNivens