Um cargo de liderança exige, entre outras competências, a capacidade para administrar os conflitos que certamente vão acontecer entre os processos e demandas da equipe.
O primeiro ponto que este post irá desmistificar é: a falta de conflito não é sempre positiva. Nunca entrar em conflito pode ser pouco natural. Diferente de uma briga, conflitos surgem por divergências de opiniões, já os desentendimentos surgem da falta de comunicação e da incapacidade em ponderar diferentes ideias.
Como mediar conflitos de maneira assertiva com Inteligência Emocional
Tenha empatia
Para lidar com os conflitos de maneira positiva, é preciso se colocar no lugar das pessoas envolvidas e tentar enxergar a questão de ângulos diferentes. Para ter uma visão mais neutra e ampla da situação, é preciso entender que os colaboradores são pessoas com seus próprios valores e histórias de vida e é completamente normal que os desentendimentos ocorram.
Sempre busque um acordo
Todo conflito, para ser administrado de maneira assertiva, precisa sempre procurar um meio termo. Para que isso ocorra, é importante que haja muito diálogo com o objetivo de entrar em um acordo. É preciso entender que um acordo nunca sairá da maneira como uma das partes gostaria. Um acordo implica em encontrar um posicionamento que atende todas as partes.
A Importância da Inteligência Emocional para administrar conflitos
Um currículo recheado de projetos de sucesso e com uma formação acadêmica robusta não é o bastante para o atual cenário organizacional. É preciso investir e desenvolver suas competências emocionais para criar ferramentas que permitem desenvolver comportamentos mais saudáveis e assertivos no ambiente corporativo.
Ao desenvolver a capacidade de lidar com as próprias emoções, é possível se tornar mais empático e assim compreender melhor seus colaboradores. Outros benefícios são:
- Ter uma visão mais otimista e positiva no ambiente corporativo
- Ter mais motivação para arriscar
- Conseguir manter a calma mesmo em momentos de tensão
- Capacidade em reconhecer as competências específicas de cada colaborador
- Diminuir a competitividade entre os colegas
- Capacidade para lidar com críticas
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