Um cargo de liderança não faz de ninguém um líder. A verdadeira Liderança vem de dentro e com ela, algumas características emocionais extremamente importantes.
É só observar que muitas vezes, em um grupo de colaboradores do mesmo nível hierárquico, algumas pessoas se destacam, motivando e inspirando os demais.
Tudo se resume no comportamento e como sabemos, toda ação vem de uma emoção.
Quando um gestor ou gestora assume uma posição autoritária, sem confiança, empatia e por aí vai, acaba agindo como “chefe”, prejudicando o resultado final de qualquer projeto ou estratégia.
O mundo inteiro reconhece a magnitude das habilidades socioemocionais no ambiente profissional e pessoal para lidar com os desafios atuais.
Então, quais características emocionais realmente fazem parte de uma Liderança exemplar? Confira, abaixo!
Mente aberta
Um(a) Líder emocionalmente preparado precisa ter a mente aberta para novas ideias, soluções e alternativas.
Não dá para ter a mente fechada para tudo que é desconhecido ou imensurável. É preciso ter coragem para arriscar e explorar novas formas de fazer um trabalho ou processo.
Se você tem essa dificuldade é um sinal de que a sua insegurança precisa de atenção. Trabalhe o amor-próprio, acredite que você merece a posição que está hoje e confie na sua trajetória.
O medo não pode te impedir de enxergar as coisas sob outros pontos de vista porque é justamente isso que está prejudicando o seu crescimento como líder.
Veja mais: “Como administrar conflitos quando se está em um cargo de liderança?”
Conheça primeiro, a si mesmo
Como influenciar pessoas quando não conhecêssemos a nós mesmos? Isso é praticamente impossível.
A Liderança exige autoconhecimento. Saber seus limites, receios, pontos fortes e o que precisa melhorar é essencial para entender quem você realmente é.
Quando você guia pessoas e se torna exemplo para os demais, essa percepção sobre si mesmo é exposto em cada decisão, argumento e até mesmo, intuição que você tem.
Um(a) líder exemplar está o tempo todo investindo em cursos, leituras e exercícios de autoconhecimento!
Transparência
A união faz toda a diferença no time e a transparência é essencial para que todos tenham um senso de pertencimento.
Uma boa Liderança esclarece todas as informações que são decisivas para a empresa e isso faz com que o colaborador continue engajado em seu trabalho. Afinal, um bom resultado é feito em equipe. Ninguém conquista nada sozinho!
Se você sente dificuldade em ser transparente, reflita sobre quantas coisas da sua vida você tem evitado encarar de frente. Os seus problemas são postergados? Você vive adiando conflitos?
Postura e equilíbrio
Um cargo de Liderança vem acompanhado de vários fatores não muito fáceis de manejar, como: ordenar prazos e horários, criar um vínculo emocional com cada pessoa da equipe, tolerância para lidar com diversos tipos de humor etc.
No final, todo mundo da equipe precisa lidar com isso, mas um(a) Líder é exemplo para os demais, então, essas situações exigem uma postura ainda maior.
Veja mais: “A importância da relação entre motivação e liderança no trabalho em equipe”
Autorresponsabilidade
É preciso assumir a responsabilidade por cada decisão, mesmo que o retorno não tenha sido um sucesso. Isso demonstra humildade e coragem, características que são respeitadas em qualquer situação e cargo.
A Liderança vem de dentro e a autorresponsabilidade deve ser uma habilidade para toda a vida, não somente profissional.
Todas as características mencionadas acima possui como fonte a Inteligência Emocional! Precisamos compreender nossas emoções para que haja realmente, uma mudança em nossos comportamentos.
Se você busca esse aprimoramento, faça o nosso curso online Inteligência Emocional – A Base para Construir a sua Vida! Você vai iniciar uma jornada de cura e renovação para enfrentar qualquer tipo de desafio com foco e resiliência.
Gostou? Então, comente qual característica você vai desenvolver a partir de hoje! Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!