O termo crise da meia idade foi formulado por Elliott Jaques, um médico canadense, que descreveu as dificuldades emocionais que algumas pessoas costumam passar entre os 45 e 55 anos. Essa fase da vida pode ocasionar insegurança, ansiedade e baixa autoestima. Essas dificuldades, que podem gerar uma crise existencial, são desencadeadas por diversos fatores:
- Alterações hormonais
- Crises profissionais
- Casos extraconjugais
- Síndrome do ninho vazio
- Morte de parentes ou amigos próximos
- Alterações hormonais
Vivemos em uma sociedade que tem fascínio pela juventude. Ser jovem implica em ter muitos anos pela frente para realizar sonhos, metas e planos de vida. Ou seja, a juventude tem um artigo precioso: tempo! Ele é valioso porque é limitado e todos nós temos uma quantidade restrita de tempo para desfrutarmos nessa existência. O importante é entender que todos envelhecem e que cada fase da vida possui suas dificuldades e benefícios.
Confira os principais sintomas da crise da meia idade
- Sensação de tédio e falta de prazer em atividades que antes eram estimulantes
- Sentir-se culpado por situações passadas
- Isolamento social e familiar
- Alterações de humor
- Obsessão pela aparência;
- Nostalgia excessiva;
- Mudanças na libido
- Crises no casamento
- Sensação de incerteza
- Descontrole financeiro
- Depressão
- Compulsão por álcool, drogas, alimentos ou compras
Como a Inteligência Emocional pode ajudar a ajudar na crise da meia idade?
Caso você esteja passando por um momento de vida em que a sensação de descontentamento é frequente e esbarra em diversas áreas da vida, é hora de parar e prestar atenção nas suas emoções e comportamentos. Não conseguir viver o momento presente, estar sempre angustiado por conviver com a sensação de que não trilhou o caminho que gostaria ou deveria e lidar com a sensação de vazio que a crise da meia idade ocasiona, indicam que chegou o momento de perceber quais os gatilhos que geram essas aflições.
Reflita, durante algum tempo, sobre quais são as mensagens por trás desses comportamentos e sensações. Além disso, é importante definir prioridades e separar um tempo para fazer coisas que realmente traga satisfação e felicidade.
Dicas para aliviar a crise da meia idade
- Invista tempo para passar com a família e amigos
- Pratique esportes ou atividades físicas em que você consiga se divertir
- Dedique-se em resolver questões internas, investindo em autoconhecimento
- Observe suas reações emocionais e procure entender quais os gatilhos que geram oos desconfortos
- Conheça e enfrente seus medos, tipo de personalidade e o que te traz felicidade. Assim, você pode construir uma real visão do seu próprio funcionamento.
No Método LOTUS de Inteligência Emocional, você passará por três dias de imersão que possibilitam uma real compreensão de “Programas Emocionais” que geram descontentamentos profundos com a própria vida e relacionamentos. Viva de acordo com seu propósito e conecte-se a sua essência?