As emoções são respostas químicas do corpo, baseadas nas memórias emocionais do ser humano. Elas surgem a partir das rotas neurais e hormonais geradas pelos estímulos externos. O primeiro contato com as emoções é feito quando o indivíduo ainda está no útero, quando as emoções da mãe são sentidas pelo bebê. As experiências intrauterinas, somadas aos acontecimentos vivenciados ao longo dos primeiros sete anos da criança, são responsáveis por desenvolver os programas emocionais do indivíduo.
É durante esse período que as emoções e experiências são registradas e interpretadas, e são justamente essas interpretações que vão criar os padrões comportamentais e emocionais que influenciarão toda a vida da pessoa até a idade adulta. As emoções têm a função de garantir a sobrevivência do ser humano, visto que são elas que geram respostas e comportamentos responsáveis por impulsionar uma ação ou uma fuga, além de gerar comportamentos e respostas rápidas.
Uma emoção pode gerar diversos tipos de reação, que podem ser positivas ou negativas. A estrutura cerebral responsável pelas emoções é chamada de sistema límbico que, ao receber um estímulo, produz um determinado estado emocional.
As principais emoções positivas são o amor e a alegria, que motivam o indivíduo e geram uma grande quantidade de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. Elas impactam diretamente na motivação, disposição e produtividade das pessoas, agindo como combustível para os indivíduos.
São as emoções que dão origem aos sentimentos, e ter consciência de como você reage diante de cada emoção é essencial para retomar estados emocionais positivos, um processo fundamental para manter o equilíbrio. As emoções básicas são primitivas e, por esse motivo, são inconscientes. Os sentimentos, por sua vez, funcionam como uma espécie de juízo sobre as emoções.
A importância da Inteligência Emocional
Desenvolver a Inteligência Emocional permite que o indivíduo crie estados emocionais positivos por meio do conhecimento, percepção e capacidade de administrar os estímulos que chegam a seu cérebro. Ao treinar e aprimorar a Inteligência Emocional por meio da construção de novos hábitos, formas de pensar e agir, é possível desenvolver a capacidade de lidar melhor com os sentimentos, sensações e emoções.
O amor e a alegria funcionam como verdadeiras molas propulsoras na vida de qualquer pessoa. Se você deseja desenvolver sua capacidade de lidar com suas emoções, melhorar seus relacionamentos e manter estados emocionais positivos, conheça o Método LOTUS: são três dias de imersão, dedicados ao desenvolvimento das suas habilidades interpessoais e autoconhecimento.