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© Depositphotos.com / Gajus-Images Além de apresentar amplo conhecimento técnico, um bom profissional precisa ser educado e ter boa comunicação.

Profissionais bem-sucedidos e que mantêm uma evolução constante em suas carreiras precisam investir em conhecimento técnico e teórico. além de garantir a produtividade nas demandas e projetos. Porém, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador, saber se relacionar, lidar com a pressão, ter a capacidade de gerenciar conflitos e possuir controle emocional são características fundamentais para desenvolver uma conduta profissional positiva.

Exemplos de atitudes profissionais positivas

A SBie preparou algumas dicas para que você adote atitudes profissionais que irão ajudar na sua evolução profissional. Confira:

Mantenha uma postura proativa

Expor suas ideias, estar atento para as oportunidades de negócio e se manter atualizado dentro do seu campo de atuação são ações típicas de profissionais proativos, assim como oferecer ajuda ao perceber que um colega anda sobrecarregado ou com dificuldade para realizar ou concluir algum projeto. Profissionais que estão sempre em movimento geralmente tiram o foco das falhas e problemas, e passam a enxergar melhor as alternativas para resolver problemas.

Saiba negociar

Para saber negociar é fundamental desenvolver a capacidade de ouvir e se comunicar. Ninguém atinge o sucesso sozinho: somos seres sociáveis e dependemos de outras pessoas para que possamos realizar um bom trabalho. Nesse aspecto, é importante exercitar a flexibilidade para entender as expectativas das pessoas com que você se relaciona profissionalmente.

Comunicação: a chave para o sucesso

Uma comunicação sem ruídos — clara e honesta — é fundamental não só para o sucesso profissional, como também para garantir relações saudáveis e harmoniosas no ambiente corporativo. Procure sempre demonstrar atenção e estabelecer uma comunicação horizontal com os colegas, superiores ou clientes. Estar atento à comunicação não verbal é igualmente importante: falar olhando nos olhos, ter cuidado com a expressão corporal e ao tom de voz utilizado e manter uma boa postura são ações fundamentais e que garantem uma atitude positiva dentro da organização.

Seja cordial

Seja educado e cordial com todos os funcionários com quem você convive diariamente. Dê bom dia, diga “por favor” e “obrigado”. Atitudes simples, como pedir licença antes de entrar na sala de um colega ou chefe e abrir e fechar as portas de maneira sutil, são posturas que demostram respeito ao ambiente e também às pessoas que estão nele.

Invista em autoconhecimento

Profissionais capazes de reconhecer seus próprios potenciais e limitações são mais seguros, autênticos e motivados. Conhecer a si mesmo permite adquirir uma real dimensão das próprias reações e possibilita uma compreensão sobre como cada emoção interfere na rotina profissional.

Lembre-se: o autoconhecimento está diretamente relacionado com o autocontrole e também a um bom nível de autoestima. Esse “tripé” possibilita lidar de maneira mais saudável e segura com os desafios profissionais e é garantia de sucesso na carreira.

 

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