Você conhece uma pessoa, se apaixona, começam a namorar e, como num piscar de olhos, cinco anos de namoro já se passaram. O que fazer a partir de então? A família começa a cobrar algo mais sério e o casal naturalmente passa a sentir a necessidade de dar um passo maior.
Se você está passando por isso, calma! É importante se preparar emocionalmente para passar por todas as etapas de maneira racional.
O que é preciso fazer para dar um passo adiante na relação?
Vença seus medos
Todo passo importante traz um pouco de medo, expectativas e diversas sensações que podem deixar o indivíduo com dúvidas e sem saber como agir. Ao mesmo tempo em que você deseja mostrar todo seu amor e tornar aquele momento inesquecível, é natural que exista um receio de não ser correspondido ou de que as coisas não saiam conforme o planejado.
Superar seus medos, se sentir merecedor e confiar que você tem centenas de motivos para ser amado por outra pessoa é fundamental para se sentir seguro na relação.
Ouça seus sentimentos
Você precisa ouvir seu coração e ser verdadeiro com você mesmo para saber qual o momento certo de cada etapa. O que seu coração diz? Você se sente pronto e maduro para dar mais um passo? Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais.
Alinhe as expectativas
Não tome nenhuma decisão por pressão da família ou do seu parceiro. Antes de qualquer coisa, verifique se vocês estão em sintonia e com as mesmas expectativas. Além de ter certeza do que quer, você precisa perceber o momento da outra pessoa: se ela está aberta a dar mais um passo ou se prefere caminhar de forma mais lenta.
Dicas para construir um relacionamento maduro
Após ter decidido dar um passo adiante, é importante construir um relacionamento maduro e saudável. Saiba como fazer isso com as dicas de Inteligência Emocional a seguir:
Aceite as diferenças
Vocês viveram, cresceram e aprenderam as coisas de maneiras diferentes. Por isso, é natural que existam hábitos e crenças distintas entre vocês. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, minimizando os possíveis conflitos que as diferenças podem causar.
Não espere perfeição
Aprenda a enxergar todas as dificuldades e crises como oportunidades para o amadurecimento da relação. Abandone a ideia de que relacionamentos são contos de fadas: momentos difíceis não significam falta de amor e estão presentes em todos os relacionamentos.
Mantenha a individualidade
Não deixe que sua vida passe a girar em torno do seu parceiro e da relação. Sua família, seus amigos e as coisas que você gosta de fazer são tão importantes quanto o namoro, e não devem ser deixados de lado. Não seja dependente do seu parceiro: quanto melhor você souber se relacionar consigo mesmo, melhor se relacionará com o outro.
Assuma sua responsabilidade
Tudo o que acontece em uma relação tem responsabilidade compartilhada entre os envolvidos. Antes de falar que seu parceiro errou em alguma coisa, identifique sua responsabilidade e perceba em quais aspectos você também precisa melhorar. Fuja das acusações e foque nas soluções.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Lidar com as emoções não é uma tarefa que aprendemos na escola ou universidade, e geralmente não sabemos o que fazer em momentos em que as emoções dominam a situação. Isso explica porque cada vez mais as relações acabam e as pessoas adoecem.
No Método LOTUS você descobre como lidar com as suas emoções na prática: são dois dias de imersão que proporcionam um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver as suas emoções e a sua vida. Experimente!