Os maiores responsáveis pelo crescimento e sucesso de uma empresa são as pessoas que fazem parte dela, os talentos somados que trazem resultados e visibilidade à organização. Em geral, os resultados quase nunca são alcançados individualmente, e é preciso trabalhar em equipe para chegar aos objetivos.
Para que isso aconteça, é muito importante que os colaboradores sejam cuidados, treinados e impulsionados individualmente, de modo que todos estejam sempre motivados a dar seu melhor.
A importância da diversidade
As equipes de trabalho devem funcionar como um time no qual os talentos de uma pessoa complementam as habilidades do restante do grupo: enquanto uns são muito bons planejadores, outros devem ser excelentes executores; enquanto uns são mais racionais, outros precisam ser mais intuitivos; enquanto alguns são mais sonhadores, outros são mais realistas. É justamente a união de toda essa diversidade que forma equipes de alta performance, responsáveis pelo crescimento da organização.
Para trabalhar em equipe é preciso saber se relacionar. Uma equipe cheia de talentos perde sua força se as pessoas não sabem reconhecer o lugar, a importância e o limite de cada um. Se as pessoas não se respeitam, acabam competindo entre si e não se dedicam a ouvir uns aos outros.
Principais habilidades para trabalhar em equipe
Veja abaixo as habilidades fundamentais para se relacionar de forma harmoniosa com as pessoas, e descubra se você tem capacidade de trabalhar em equipe:
Comunicação
Se você é capaz de falar e ouvir nos momentos adequados, sem se tornar o dono da verdade ou abaixar a cabeça para tudo o que falam, você sabe se comunicar de forma assertiva. Uma comunicação funcional é fundamental para o trabalho em equipe.
Flexibilidade
Não existem verdades absolutas, especialmente quando pensamos em equipes de trabalho. Se você é capaz de avaliar opiniões e pensamentos diferentes dos seus, deixando suas ideias pré-concebidas em stand-by, pode se considerar uma pessoa flexível. Seja menos crítico, e aceite que todo ser humano comete erros.
Resiliência
Se você é uma pessoa que fica remoendo algo que não saiu conforme o planejado e não consegue dar passos adiante, saiba que essa atitude poderá influenciar toda a equipe de forma negativa. Saber lidar com imprevistos e frustrações de forma construtiva, aprendendo com os erros e criando novos procedimentos, é essencial para somar em uma equipe.
Administrar conflitos
O cotidiano de uma empresa é carregado de conflitos pessoais e/ou profissionais. Se você tem a iniciativa de esclarecer os fatos e conciliar as necessidades das pessoas, tem uma boa capacidade para administrar conflitos.
Autoconhecimento
Saiba aonde quer chegar, perceba como as pessoas enxergam você e seu papel dentro da equipe, conheça suas forças e limitações e entenda seu propósito dentro da empresa. À medida que você se conhece, você também aprende a conhecer e aceitar o outro.
Iniciativa
Saia da sua zona de conforto sempre que possível, e esteja disposto a ajudar a sua equipe mesmo que determinado problema não esteja relacionado a você. Seja proativo e tenha atitude que contribuam com sua equipe.
Colaboração
Colabore com as pessoas, com os processos e com a rotina, atuando como um facilitador — e não um limitador. Tente sempre olhar o lado positivo e evolutivo de cada experiência, e transmita isso para a equipe. Pessoas motivadoras costumam se destacar nas equipes.
Confiança
Fique longe de fofocas. Isso basta para gerar confiança.
Além disso, uma das principais habilidades para trabalhar em equipe é ser HUMANO e entender que, por trás de cada colega de equipe, existe uma pessoa que carrega sonhos, medos, alegrias, tristezas, traumas, problemas e uma história de vida. Respeite essas particularidades, pois todas as pessoas estão buscando as mesmas coisas: sucesso, felicidade e reconhecimento.
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