Abraçar é a forma mais simples de liberar oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Um abraço verdadeiro pode liberar as mesmas substâncias de quando você come um chocolate ou faz atividades físicas, trazendo diversos benefícios para o corpo e para a mente.
Benefícios do abraço
- Libera oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade;
- Reduz os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse;
- Relaxa os músculos, diminuindo a tensão e ajudando a controlar a ansiedade;
- Libera dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual;
- Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos;
- Diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas;
- Aumenta significativamente a quantidade de hemoglobina no sangue — que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, incluindo coração e cérebro;
- Fortalece o sistema imunológico.
A relação entre o abraço e sua criança interior
As sensações dos abraços protetores recebidos na infância são mantidas até a vida adulta. Isso significa que um abraço carinhoso é capaz de transmitir a mesma sensação de proteção, acolhimento, aceitação e amor que um dia recebemos quando crianças. Tudo isso remete à proteção materna — a primeira demonstração de acolhimento, amor e carinho que recebemos na vida.
Isso explica porque crianças que cresceram sem contato com o afeto se tornam adultos inseguros, agressivos e com dificuldade para se relacionar. Essas pessoas não têm referência de afeto e encontram maneiras inconscientes de se proteger. Um “simples” abraço acolhedor na criança interior deste indivíduo pode mudar toda essa programação de sofrimento.
Cure o mundo com o abraço
Um abraço faz bem para a saúde física e emocional, ativa todo o corpo, auxilia na prevenção de doenças e acelera a recuperação do organismo. Além disso, um verdadeiro abraço traz proteção, amor e segurança que tanto faltam no mundo. Perceba como abraçar é muito mais do que um gesto de carinho: é um bem a você, ao próximo e ao mundo. Pratique a Terapia do Abraço e mude o mundo!