Os neurotransmissores são substâncias capazes de conduzir e transmitir informações entre os neurônios, atuando no cérebro como mensageiros que estimulam impulsos e reações no indivíduo.
A dopamina e a serotonina são os neurotransmissores responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar, agindo diretamente nas funções vitais. Elas têm um impacto grande sobre a motivação, disposição e produtividade dos indivíduos, e baixos níveis desses neurotransmissores podem causar apatia, alterações no sono e no humor, além de falta de concentração, desânimo e incapacidade de sentir prazer.
Serotonina e dopamina: o que é cada um desses neurotransmissores?
Serotonina
A serotonina é produzida no tronco encefálico e desempenha muitas tarefas no organismo, tais como: regulagem do humor, do apetite, do sono, da libido e até do ritmo cardíaco. Associada à felicidade, a serotonina também participa de funções comportamentais e, quando está em falta, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:
- Cansaço;
- Dificuldade de aprendizado e concentração;
- Falta de memória;
- Irritabilidade;
- Falta de paciência.
Dopamina
Produzida na glândula adrenal, é responsável por funções como atividade motora, motivação, sensação de recompensa e prazer, comportamento e atenção. Essa substância motiva e impulsiona o indivíduo para ação em direção às suas metas. Quando se encontra em baixos níveis no organismo, a pessoa pode apresentar os seguintes comportamentos:
- Dúvidas a respeito de si mesmo;
- Falta de entusiasmo;
- Procrastinação;
- Desmotivação.
Dicas para aumentar a produção dessas substâncias no organismo
Tome sol
Tomar sol diariamente por 15 minutos ajuda a elevar os níveis de serotonina no corpo.
Agradeça
A gratidão aumenta o impulso de serotonina no organismo. Quando estiver em um dia estressante, pare alguns minutos e lembre-se de todos os motivos que você tem para agradecer e pense em suas realizações do passado.
Faça exercícios
Exercitar-se com regularidade é fundamental para uma vida mais equilibrada. Isso porque as atividades físicas melhoram o fluxo de nutrientes para o cérebro e aumentam os níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina.
Medite
A meditação melhora o foco, aumenta a capacidade de concentração e eleva os níveis de dopamina no corpo. Distrações como desenhar, tricotar e outras atividades manuais também ativam a produção de dopamina, além de proteger o cérebro do envelhecimento.
Escute música
Escutar uma música que você gosta aumenta os níveis de dopamina e pode proporcionar o mesmo efeito que comer sua guloseima favorita.
Alimente-se bem
Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida saudável. Refeições ricas em nutrientes como tirosina, ácidos graxos, ômega 3 e aminoácidos, presentes em frutas, legumes, peixes e ovos também agem elevam os níveis de dopamina.