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A fala é apenas uma das partes do processo de comunicação: como seres humanos, escolhemos palavras, criamos imagens e fazemos abstrações utilizando uma parte do cérebro chamada neocórtex. O sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos que muitas vezes são involuntários.

A comunicação não verbal é realizada de maneira inconsciente, quando a pessoa se expressa por meio da linguagem corporal, utilizando o corpo, expressões faciais, posturas corporais, distâncias físicas e gestos. Alguns estudos afirmam que 93% da nossa comunicação é não verbal.

Tipos de comunicação não verbal

Os estudos referentes à comunicação não verbal são divididos em quatro principais campos:

– Proxêmica: relacionada ao espaço e ao ambiente que cerca o indivíduo, influenciando sua comunicação;

– Aparência física: trata-se do impacto que as características físicas do comunicador podem provocar no receptor, ou seja, as primeiras impressões;

– Paralinguagem: está relacionada às características sonoras e como elas podem influenciar nos significados de um discurso. A intensidade e volume da voz, velocidade da fala e pausas são alguns exemplos de paralinguagem;

– Cinésica: trata dos movimentos executados pelo corpo, destacando as expressões faciais, os gestos e seus significados de acordo com a cultura e contexto de uma sociedade.

Toda forma de comunicação só é funcional quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida. Por isso, é fundamental que a linguagem verbal esteja em concordância com a não verbal, favorecendo uma comunicação coerente.

Comunicação não verbal na interação humana nas organizações

As empresas buscam pessoas que tenham uma boa comunicação interpessoal, e são capazes de compreender e repassar informações de forma clara, direta e objetiva. Essa relação é importante entre todos os públicos de uma organização, facilitando os processos e entrega de resultados.

Dentro do ambiente organizacional a comunicação não verbal é capaz de sinalizar fatores que os colaboradores omitem, normalmente por medo, como seus anseios, expectativas e desmotivação.

Algumas atitudes que apontam satisfação no trabalho são:

– Bom humor e ânimo;

– Atenção e criatividade;

– Níveis equilibrados de produtividade;

– Prazer e qualidade de vida;

– Positividade.

Por outro lado, as atitudes que demonstram insatisfação no trabalho são:

– Baixa produtividade;

– Desânimo;

– Falta de concentração;

– Falta de satisfação e força para o trabalho;

– Críticas constantes e sem apresentação de soluções.

Ter consciência da própria comunicação e de como ela é percebida pelas pessoas é importante para que cada profissional melhore sua maneira de se comunicar, tendo mais sucesso para alcançar seus objetivos e ajudar a organização crescer.

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