De que forma você se enxerga? O que você transmite para os outros? Como você acha que as pessoas percebem você? O marketing pessoal e a autoestima estão totalmente relacionados à imagem percebida e transmitida, e um não existe sem o outro. Entenda melhor a seguir.
Diferença entre autoestima e marketing pessoal
O marketing pessoal diz respeito à forma como a pessoa se promove, e consiste em um conjunto de estratégias que permitem que a pessoa atribua um valor à sua imagem pessoal. A autoestima, por sua vez, está relacionada ao autoconhecimento e autoaceitação.
A principal diferença entre esses conceitos é que o marketing pessoal se trata da imagem que você transmite para as pessoas, enquanto a autoestima se refere à percepção que você tem sobre si mesmo.
A importância do marketing pessoal
O principal objetivo do marketing pessoal é dar visibilidade e relevância para características, habilidades e competências pessoais e profissionais. Muito mais do que apenas se autopromover, o marketing pessoal é um conjunto de possibilidades que farão com que as pessoas vejam o indivíduo de maneira mais positiva e construtiva.
Seja em uma entrevista de emprego, em um relacionamento ou na vida social, a imagem e credibilidade que você transmite determina a qualidade de suas relações e transmite o quanto você se sente capaz.
A autoestima tem um importante papel no marketing pessoal, uma vez que a sensação de capacidade surge quando há consciência das próprias competências e virtudes. Melhorar a autoestima, portanto, é o primeiro passo para desenvolver um bom marketing pessoal.
Importância da autoestima e do autoconhecimento
Para transmitir uma imagem positiva ao mundo, é fundamental que você se sinta preparado para conquistar tudo aquilo que deseja. Por isso, saiba quais são suas potencialidades e limitações, conheça seus sonhos, tenha uma clara visão das coisas que você gosta e entenda quem você realmente é. Conheça seus sentimentos, seus anseios e suas emoções.
Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para gostar de si mesmo e ter confiança para transmitir uma imagem positiva para os outros. Por outro lado, sempre que você se autocritica, está rejeitando uma parte sua.
Como desenvolver um bom marketing pessoal
Além da autoestima elevada, um bom marketing pessoal está relacionado a habilidades pessoais que devem ter atenção especial. Conheça as cinco principais:
Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional diz respeito à forma como você lida com as emoções: pessoas emocionalmente equilibradas são mais fáceis de relacionar e têm capacidade de administrar conflitos com mais facilidade. Por conta disso, acabam transmitindo uma imagem positiva.
Comunicação
A comunicação assertiva permite que as mensagens sejam transmitidas corretamente, sem que você pareça arrogante, manipulador ou incisivo. Saber ouvir e falar faz parte de uma comunicação de qualidade, pois a maneira como você se expressa pode transmitir empatia ou apatia.
Comprometimento
O comprometimento diz respeito ao quanto você se compromete com suas promessas, respeita os horários, segue as regras e respeita a opinião dos outros. Lembre-se: o comprometimento é uma virtude das pessoas de sucesso.
Imagem pessoal
A forma como você adéqua a sua imagem visual ao contexto social é fundamental para o marketing pessoal, pois transmite respeito e bom senso. O traje correto e adequado ao momento, a combinação estética de peças e os cuidados físicos básicos são importantes para uma composição atrativa da sua imagem.
Motivador
A melhor forma de ser lembrado é ajudando, reconhecendo e incentivando outras pessoas. Ouvimos críticas e reclamações o tempo todo e, quando encontramos uma pessoa que sabe nos reconhecer e dar uma palavra de apoio, essa pessoa automaticamente se torna especial.
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