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mulher pressionada no trabalho
Manter a calma é um dos maiores desafios enfrentados por gestores de empresas que passam por uma crise financeira.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o Brasil perdeu 13% de suas lojas no ano de 2015. Falta de capital de giro, custos altos, concorrência acirrada, acúmulo de dívidas, crise econômica, investimentos exagerados, inadimplência e falta de planejamento foram os principais fatores que motivaram o fechamento dessas empresas.

A saúde financeira de uma organização é determinante para que ela cresça e prospere. Nesse sentido, quanto mais cedo os problemas financeiros forem identificados, menores são as chances de formar uma bola de neve de dívidas. Se você quer saber como acabar com os problemas financeiros na empresa, confira as dicas a seguir e mãos à obra!

Como resolver problemas financeiros na empresa?

Mantenha a calma

O maior desafio enfrentado por gestores e administradores durante uma crise financeira é a pressão emocional causada por esta situação desfavorável, e é preciso ter Inteligência Emocional para manter a calma em um momento tão desafiador.

Tenha em mente que os problemas são passageiros e que não significam necessariamente que sua empresa não tem qualificação e competência para existir. Administre os imprevistos com calma, planejamento, atitude e direcionamento, superando a crise com competência.

Identifique as causas dos problemas financeiros

Soluções imediatas e paliativas não resolvem a causa dos problemas financeiros e, muitas vezes, acabam gerando outros ainda maiores. É preciso identificar a origem do problema, sem encontrar culpados e focando na solução do problema. Para isso, faça um mapeamento geral da empresa e de sua trajetória anterior ao surgimento da crise, percebendo em que momento as coisas começaram a desandar.

Elabore um plano de ação

Crie um plano de ação para resolver os problemas e eliminar suas causas. Este plano deve responder a questões como:

– O que fazer para solucionar o problema?

– Como fazer?

– Por que fazer?

– Quando fazer?

– Quanto custa?

– Quais são os passos necessários para reverter a situação?

Exponha a situação aos colaboradores

Dependendo dos problemas financeiros enfrentados pela empresa, pode ser que você tenha que atrasar alguns salários, suspender alguns benefícios e até demitir funcionários. Tudo isso pode desmotivar a equipe, que acaba se perdendo entre falsos boatos e muita especulação.

Para evitar constrangimentos e insegurança, o ideal é que você exponha honestamente os problemas que estão afetando a organização, apontando as causas e apresentando o plano de ação que você elaborou para superar o momento negativo. É importante mostrar que a administração está empenhada em solucionar os problemas, destacando que a empresa precisa do apoio e da confiança de todos para vencer este obstáculo.

Cuide da empresa como um todo

Em um momento de crise, é natural que todas as atenções se voltem para os problemas. Isso pode fazer com que um clima negativo se espalhe pela empresa, comprometendo a motivação e a saúde da organização como um todo. Por isso, incentive as equipes a ver a situação desfavorável como uma oportunidade para realizar mudanças e aprimorar o trabalho.

Medidas emergenciais e ajuda profissional

Faça uma planilha emergencial para visualizar valores reais como: banco, caixa, valores a receber e a pagar, custos fixos, impostos e pagamentos parcelados.

Se necessário, procure a ajuda de profissionais competentes e preparados. No Brasil, muitas empresas são familiares e, por isso, há muita resistência em procurar ajuda de profissionais “de fora”. Nesses casos, é preciso abrir mão da tradição e de preconceitos, pois a pressão emocional e os vínculos emocionais associados à empresa familiar podem atrapalhar a tomada de decisão e a elaboração de um plano de ação assertivo.

Imagem: © Depositphotos.com / stokkete

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