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Uma boa postura profissional é, muitas vezes, mais importante que os resultados apresentados.

Enquanto estamos no ambiente de trabalho, somos observados o tempo todo: a forma como executamos as tarefas, nos comportamos, resolvemos problemas, lidamos com a pressão e nos relacionamos com as pessoas. Muito mais do que as atividades realizadas e os resultados apresentados, a postura profissional está sujeita a constante avaliação por parte dos gestores e colegas de trabalho.

Uma vez que a fraqueza emocional pode interferir negativamente neste ambiente, torna-se essencial desenvolver a Inteligência Emocional para apresentar uma postura profissional exemplar e superar todas as pressões e crises impostas pela rotina de trabalho.

Consequências da fraqueza emocional na postura profissional

– Incapacidade de separar os problemas pessoais das atividades profissionais, deixando que os resultados sejam afetados;

– Competitividade excessiva;

– Falta de foco nas tarefas;

– Falta de flexibilidade para lidar com as limitações das pessoas;

– Participação em fofocas e em mentiras que desarmonizam a equipe e prejudicam o ambiente de trabalho;

– Adoção de comportamentos infantilizados;

– Insegurança e falta de capacidade de reconhecer seus talentos;

– Motivação atrelada apenas ao reconhecimento;

– Egocentrismo;

Falta de motivação no trabalho;

– Hábito de reclamar o tempo todo;

– Incapacidade de receber críticas;

– Ausência de um planejamento de carreira;

– Falta de controle emocional em situações de pressão;

– Comportamentos dominados pelas emoções.

Inteligência Emocional e a postura profissional

A capacidade de administrar as emoções e manter uma postura profissional positiva garante um ambiente de trabalho livre de conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas e mal-entendidos. Como consequência, é criada uma relação de compreensão, confiança, cooperação e parceria entre os colaboradores.

As emoções funcionam como um sinalizador do estado interno de cada indivíduo, alertando sobre as necessidades individuais, apoiando tomadas de decisão e estabelecendo limites comportamentais. Elas são como um guia e, por isso, saber lidar com as emoções é um diferencial para quem almeja crescer na vida profissional e pessoal.

Ao entender suas emoções e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, o indivíduo se torna capaz de expressar o que sente e compreender como os outros estão se sentindo. Isso possibilita a adoção de uma postura profissional equilibrada, na qual a pessoa consegue separar os problemas pessoais das atividades profissionais.

Imagem: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia

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