Com tantas distrações e estímulos externos, muitas pessoas podem apresentar dificuldade para fazer com que a mente se mantenha focada nas tarefas do dia a dia. A capacidade de atenção consiste na habilidade do cérebro filtrar o que realmente é importante e excluir as distrações. A psicologia afirma que existem vários tipos de atenção, sendo que alguns são conscientes e outros são automáticos. Entenda melhor a seguir:
Tipos de atenção
Atenção concentrada ou concentração
A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho. Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.
Atenção alternada
Ainda considerando o exemplo da aula, se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usado no trânsito: quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.
Atenção sustentada
A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.
Atenção seletiva
Esse é um tipo de atenção consciente, quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada. É a atenção que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando na sala de aula, o celular tocando e o barulho dos carros na rua. Você escolhe excluir as distrações ao redor para que o cérebro fique concentrado no que o professor está falando.
A relação entre a atenção e as emoções
Muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar e manter a atenção por conta de questões emocionais. A falta de atenção é uma das maneiras que os indivíduos encontram para se proteger dos erros e das inseguranças, dois sentimentos sabotadores e que geralmente levam à procrastinação.
Se você não se sente seguro para realizar determinada tarefa, inconscientemente cria formas de não a realizar. Isso acontece muito com pessoas perfeccionistas, que têm muito medo de errar e preferem se sabotar para não correr este risco. Saber lidar com suas emoções, portanto, é uma excelente maneira de aumentar o foco e a atenção, sendo mais eficiente em suas tarefas.