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equipe de trabalho juntando pedaços de quebra-cabeça
A educação emocional está relacionada com a capacidade de lidar com as próprias emoções e com os sentimentos dos outros.

A educação emocional no trabalho é fundamental para manter relações saudáveis e construtivas, além de passar uma imagem positiva e colaborar com o trabalho em equipe. Um ambiente harmonioso, em que as pessoas se relacionam com educação, contribui diretamente para o comprometimento entre os colaboradores e melhoria dos resultados alcançados.

Por outro lado, posturas antiéticas, um ambiente sem respeito pelo próximo, sem colaboração e sem bom senso, levam à formação de um clima desagradável e com baixo rendimento da equipe e da empresa como um todo.

Para alcançar a educação emocional, é necessário primeiro desenvolver a Inteligência Emocional — que é a habilidade de lidar com as emoções e de administrá-las positivamente, mesmo com as adversidades do dia a dia.

Dicas para ter educação emocional no trabalho

Pessoas emocionalmente educadas apresentam comportamentos, relações e formas de pensar específicas. Descubra a seguir as principais características das pessoas que têm educação emocional no trabalho:

– Sabem lidar com suas emoções e com os sentimentos dos colegas, compreendendo que cada pessoa reage de formas diferentes a situações idênticas;

– Visão positiva e otimista em relação aos acontecimentos;

– Não reclamam e ficam longe de fofocas;

– Têm controle emocional e sabem manter a calma, mesmo em situações de pressão;

– Não são competitivas ao extremo, pois sabem reconhecer o papel e a importância de cada colaborador;

– Sabem reconhecer seus méritos e seu papel dentro da empresa, sem depender do reconhecimento externo como fonte de motivação;

– São capazes de reconhecer seus talentos e limitações, bem como usá-los de forma assertiva;

– Sabem reconhecer os méritos e virtudes dos seus colegas de equipe, e não têm necessidade de competir;

– Focam nas atividades e na entrega de resultados, sem deixar que as distrações interfiram em seu desempenho;

– Sabem lidar com as limitações dos colegas de trabalho;

– Não utilizam a hierarquia como benefício próprio;

– Têm consciência das oportunidades e ameaças que fazem parte do seu plano de carreira;

– Sabem ouvir feedbacks e usar as críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;

– Possuem habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a rotina de trabalho;

– Têm o hábito de pensar antes de agir, sem recorrer à impulsividade;

– Facilidade de encontrar soluções sem reclamar e de assumir os próprios erros.

Quando deixamos as emoções comandarem nossas vidas, nos tornamos reféns dos fatores externos e acabamos perdendo o poder sobre nós mesmos e sobre nossas escolhas. Educação emocional, portanto, significa ter consciência da reação que cada emoção traz para a vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis para o ambiente de trabalho.

Inteligência Emocional e educação profissional

A educação emocional está diretamente relacionada à habilidade de se relacionar com os outros e com você mesmo, compreendendo suas escolhas e comportamentos. Trata-se de um processo contínuo e que reflete diretamente na capacidade de administrar as emoções e compreender o estado emocional do outro.

Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, ajudando a encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, além de impedir que os problemas afetem a sua vida e carreira.

Se você sente que chegou o momento de dar um passo à frente e desenvolver sua Inteligência Emocional para se tornar um profissional muito mais completo, conheça o Método LOTUS — uma oportunidade única para trabalhar suas emoções, superar crenças limitantes, adotar pensamentos e comportamentos realizadores e se libertar de tudo o que impede sua felicidade.

Imagem: © Depositphotos.com / [email protected]

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