Os testes comportamentais são ferramentas cada vez mais utilizadas no mundo corporativo. Por meio deles é possível identificar personalidade, habilidades e limitações de um indivíduo, fazendo com que os gestores possam distribuir as tarefas de maneira mais assertiva, respeitando o perfil profissional da pessoa.
O Teste DISC, um dos mais aplicados no mundo corporativo, avalia o comportamento das pessoas no ambiente em que estão inseridas e os motivos que as levam a apresentar determinadas ações e reações. Baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston (o criador da Mulher Maravilha), este teste tem como objetivo a identificação do perfil profissional e detecção dos pontos fortes e fracos de cada um. Trata-se de um questionário rápido e que deve ser respondido intuitivamente, permitindo a identificação do perfil predominante do avaliado.
De acordo com a necessidade do ambiente, um comportamento pode ser considerado favorável ou desfavorável. Quando identificamos os perfis das pessoas que fazem parte daquele contexto, temos a informação necessária para explorar os potenciais e aperfeiçoar as limitações.
O teste DISC, portanto, permite que as empresas destinem seus colaboradores de acordo com o seu perfil comportamental, gerando mais satisfação e produtividade. Pessoas que realizam atividades alinhadas ao seu perfil tornam-se mais realizadas e felizes profissionalmente.
Os quatro perfis comportamentais do DISC
De acordo com a avaliação DISC, existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C). Segundo Marston, ninguém é 100% um só estilo, e as pessoas costumam ter um ou dois estilos predominantes, sendo que nenhum é melhor que o outro.
Para a Teoria DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas cada uma terá mais chances de alcançá-lo em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental.
Conheça um pouco sobre cada perfil baseado no Teste DISC:
Dominância (D): “Eu sei o que eu quero”
São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com desafios, pois são determinadas, exigentes, assertivas e ousadas. Por outro lado, essas pessoas não são muito atenciosas com os sentimentos e necessidades dos outros, podendo tornar-se egoístas.
Influência (I): “Juntos somos fortes”
São pessoas mais emocionais e que possuem grande habilidade em influenciar pessoas. São animadas, entusiasmadas, extrovertidas e motivadoras, sabem persuadir, se comunicar e manter o otimismo. Entretanto, essas pessoas frequentemente iniciam vários projetos e não os terminam, e seu entusiasmo pode parecer superficialidade para os outros.
Estabilidade (S): “Seria melhor se tivesse uma abordagem mais calma”
São pessoas que lidam melhor com as rotinas e padrões. Suas características predominantes são: paciência, tranquilidade, confiabilidade, lealdade, persistência, gentileza e previsibilidade. Por outro lado, a estabilidade muitas vezes é acompanhada do medo das mudanças e uma falta de iniciativa. Pessoas com esta tendência de comportamento possuem dificuldade em lidar com conflitos.
Conformidade (C): “Eu gosto de fazer as coisas de forma certa”
São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com regras e processos. São metódicas, analíticas, disciplinadas e técnicas. Elas seguem ordens e normas, e realizam suas tarefas com diligência exemplar. Por serem muito perfeccionistas, tendem a se perder em detalhes e são muito críticas — com elas mesmas e com as outras pessoas.