Se você sente que conheceu a pessoa da sua vida e está planejando o próximo passo na relação, é importante estar preparado emocionalmente para todas as etapas que envolvem o pedido de namoro, noivado e casamento.
Todo passo importante traz um pouco de medo, expectativas e diversas sensações novas que podem lhe deixar sem saber como agir. Ao mesmo tempo em que você deseja mostrar todo seu amor e tornar aquele momento inesquecível, é natural que exista o medo de não ser correspondido ou de que as coisas não saiam conforme o planejado.
Em primeiro lugar, você precisa ouvir seu coração e ser verdadeiro com você mesmo para saber qual o momento certo de cada etapa. O que seu coração diz? Você se sente pronto e maduro para dar mais um passo? Conheça seus sentimentos, aprenda a lidar com suas emoções e saiba ouvir os sinais.
Dicas para construir um relacionamento maduro
Sinta-se merecedor
Por mais que você já tenha sofrido e passado por experiências negativas, é fundamental não carregar essa bagagem emocional para os novos relacionamentos. Livre-se de todos os padrões e sentimentos relacionados ao passado.
Vença seus medos
Existe um medo comum que está presente em todos os seres humanos, mesmo que de forma inconsciente: o medo da rejeição. A possibilidade de não atender às expectativas dos outros dispara o medo de ser rejeitado ou criticado e, por isso, algumas pessoas perdem o controle das emoções quando se deparam em uma situação na qual podem ser rejeitadas.
Se vocês estão no mesmo momento, não tem porque sentir esse medo. Confie em você e no seu relacionamento.
Conheça seu parceiro
Seu passado é responsável por quem você é hoje. Por isso, compartilhe sua história de vida com o parceiro e se preocupe em conhecer detalhes sobre a infância e as experiências vividas por ele. Embarquem juntos na busca pelo autoconhecimento.
Compreenda a relação
Identifique quais necessidades existem por trás da relação, sabendo o que você busca no parceiro e o que ele busca em você. Cada pessoa busca suprir suas carências no outro, e a compreensão permite que vocês sejam mais conscientes dos seus comportamentos, abandonando as necessidades e deixando que o amor seja o condutor dessa relação.
Aceite as diferenças
Vocês viveram, cresceram e aprenderam as coisas de maneiras diferentes. Por isso, é natural que existam hábitos e crenças diferentes entre vocês. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, minimizando os possíveis conflitos que as diferenças podem causar.
Assuma sua responsabilidade
Tudo o que acontece em uma relação tem responsabilidade compartilhada entre os envolvidos. Antes de falar que seu parceiro errou em alguma coisa, identifique sua responsabilidade e perceba em quais aspectos você também precisa melhorar. Fuja das acusações e foque nas soluções.
Método LOTUS e o relacionamento maduro
Lidar com as emoções não é uma tarefa que aprendemos na escola ou universidade, e geralmente não sabemos o que fazer em momentos em que as emoções dominam a situação. Isso explica porque cada vez mais as relações acabam e as pessoas adoecem.
No Método LOTUS você descobre como lidar com as suas emoções na prática: são dois dias de imersão que proporcionam um mergulho interior capaz de transformar a forma de viver as suas emoções e a sua vida. Experimente!