Além de muito amor e dedicação, para que um namoro à distancia sobreviva e cresça, é preciso basicamente duas coisas: confiança e criatividade. Por mais que as pessoas pensem, nem sempre namorar à distancia é sinônimo de dificuldade – é possível construir uma relação prazerosa e duradoura – você só precisa saber o que fazer para dar certo.
Confiança e autoconhecimento: a base de qualquer relação
Qualquer tipo de relação só existe na base da confiança. Quando se trata de um namoro à distância, é fundamental que um confie no outro e que ambos se sintam seguros na relação, já que não estão próximos fisicamente. Falem sempre a verdade e mantenham a credibilidade e o respeito um com o outro.
Evitem o ciúme excessivo e tenham em mente que, apesar da relação, cada um tem a sua rotina e sua vida. Para evitar conflitos, suspeitas e questionamentos, façam acordos em relação à vida social, levando sempre em consideração o que as duas partes pensam, para que ninguém seja injustiçado e ambos se sintam seguros e correspondidos.
Autoconhecimento
Invista no autoconhecimento para aumentar a sua autoconfiança. Saiba suas potencialidades e pontos fracos, conheça seus sonhos, tenha uma visão clara das coisas que você gosta e entenda quem você realmente é. Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e transmitir confiança para os outros. Por outro lado, sempre que você duvida de sua capacidade, mais motivos você dá para que os outros desconfiem de você.
Foco no positivo
O namoro à distância é cercado de muitos desafios, mas também traz muitos ganhos, especialmente para as pessoas que têm a liberdade como maior valor nas suas vidas. Se você estiver focado somente nas dificuldades e desafios, dificilmente o amor sobreviverá. Veja o lado bom dessa realidade e foque nisso.
Criatividade: o que fazer para dar certo o seu namoro à distância
É importante inovar para criar momentos prazerosos no namoro à distância. A tecnologia permite que pessoas do mundo todo se conectem a qualquer hora e na maioria dos lugares. Usem a criatividade e criem momentos a dois para compartilhar o amor e evoluir a relação. Veja mais algumas ideias sobre o que fazer para dar certo:
Mimos à distância
Mande cartas, presentes e lembranças via correio, mesmo que não seja uma data especial. É uma forma de demonstrar que você se lembra da pessoa e se importa em agradá-la.
Programas a dois
A tecnologia facilita a interação simultânea, então abuse dessas facilidades e, mesmo no namoro à distância, façam programas a dois, como assistir um filme, cozinhar a mesma receita, ler um livro, sair para jantar, tomar um café. Mantenham-se conectados além dos momentos de conversa.
Dia a dia
Troquem fotos e vídeos do cotidiano, não somente de momentos especiais. Se ainda não conhecem o ambiente de trabalho ou a casa um do outro, façam vídeos mostrando esses detalhes, tonando-se mais íntimos ainda.
Planejamento
O contato físico é tão importante quanto o vínculo emocional, por isso, é importante que os dois se planejem e se dediquem para que as visitas aconteçam com certa frequência, sempre que possível. Surpresas também são validas quando a relação é baseada na confiança – planeje uma visita inesperada e surpreenda o seu amor.