A capacidade de persuasão é fundamental para quem ocupa posições de liderança. Isso porque o líder precisa da cooperação da sua equipe para conseguir atingir seus objetivos. Como dissemos no texto Dicas de Persuasão, alguns indivíduos já nascem com esta habilidade bem desenvolvida, mas todas as pessoas podem aprender a ser persuasivas — sempre respeitando as opiniões e pontos de vista alheios.
Conheça alguns livros que podem te ajudar a desenvolver o poder de persuasão:
Livros sobre persuação
1. Persuasão & Influência – Como pequenas mudanças podem gerar grandes resultados — Robert B. Cialdini, Noah J. Goldstein e Steve J. Martin
“Em algum momento do dia você vai precisar influenciar alguém – seu gestor, seu colega de trabalho, um cliente, o(a) companheiro(a) ou até mesmo seus filhos. Num mundo em que o tempo é curto, há uma questão crucial: qual é a menor mudança que você pode fazer para aumentar suas chances de sucesso?”
Neste livro, três grandes nomes da persuasão apresentam o conceito de Small Big: pequenas mudanças que podem alavancar a capacidade de influenciar pessoas e gerar grandes resultados.
2. Mentes que Mudam: A Arte e a ciência de mudar as nossas idéias e as dos outros — Howard Gardner
“Quase por definição, líderes são pessoas que mudam a mente de outras pessoas, sejam líderes de um país, de uma empresa, de uma organização sem fins lucrativos”.
Neste livro, Howard Gardner — professor da faculdade de educação de Harvard e agraciado com o prêmio MacArthur por sua teoria das múltiplas inteligências — oferece uma maneira sofisticada de entendermos como as cabeças mudam. Em seu modelo, há três aspectos na mudança de ideia: as entidades são os conceitos, histórias, teorias e habilidades que mudam; as alavancas que efetuam essas mudanças como razão, pesquisa e redescrição; e as arenas da mudança de mentalidade desde a população de um país inteiro até uma mente isolada.
3. O Poder da Persuasão — Gabriel Callari e José Paulo Adrian
Este livro mostra que o sucesso no convencimento depende quase exclusivamente da postura comportamental dos indivíduos na ação de convencer. Persuadir envolve ética, capacitação e boa imagem pessoal, além do domínio sobre o assunto a tratar, o uso de linguagem correta, autoconfiança e mais uma série de fatores.
4. Qi de Persuasão — Kurt W. Mortensen
Pesquisas realizadas no Persuasion Institute, de Kurt Mortensen, provam que a persuasão é uma ciência e uma arte. Por meio de uma combinação de exemplos claros e ilustrativos, o autor aponta as 10 habilidades essenciais de persuasão e revela as técnicas para desenvolver e maximizar cada uma delas.
5. As Armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar — Robert B. Cialdini
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu estudar o poder da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.
Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano ao tomar uma decisão: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Cada princípio é discutido pelo autor ao longo do livro, que aponta sua função na sociedade e como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos e permissões.
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