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© Depositphotos.com / 1shots A autorregulação auxilia o profissional em seu controle emocional, evitando que ele tenha atitudes impulsivas em situações de estresse e ansiedade.

A autorregulação emocional é um processo que gerencia as emoções para inibir impulsos e construir respostas adequadas para as diversas situações que geram estresse, ansiedade ou exigem tomadas de decisão. Trata-se de uma técnica muito importante para o desenvolvimento da carreira, uma vez que o ambiente corporativo é repleto de desafios que exigem não apenas conhecimento técnico, mas também uma elevada produtividade e conduta profissional positiva — o que inclui saber se relacionar e lidar com conflitos.

Para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, portanto, não basta apenas entregar bons resultados: é necessário ter controle emocional, já que um profissional emocionalmente desequilibrado pode passar a apresentar um comportamento agressivo e ter dificuldade para lidar com os imprevistos e frustrações do dia a dia.

O autocontrole emocional possibilita que o profissional tenha calma para lidar com as adversidades, além de ter mais segurança, responder da melhor maneira possível aos momentos de estresse e se relacionar de uma maneira mais positiva e construtiva. Trata-se de um conjunto de escolhas e comportamentos que são adquiridos por meio do desenvolvimento da Inteligência Emocional e que levam o indivíduo a usar o máximo de suas qualidades para alcançar o sucesso profissional.

Como lidar com as emoções no trabalho

O ambiente corporativo é composto por vários tipos de pessoas, com diferentes personalidades e histórias de vida. Nesse contexto, enquanto um momento de pressão pode paralisar um profissional, a mesma situação pode servir como motivação para outro. Isso acontece porque cada emoção é capaz de gerar uma reação e um comportamento diferente, que variam conforme a situação e as vivências individuais.

As respostas emocionais nem sempre são adequadas para a situação e, muitas vezes, podem prejudicar o desenvolvimento de muitos profissionais considerados brilhantes. Por esse motivo, é necessário que você saiba reconhecer as emoções e entender como elas influenciam em suas ações, de modo a criar consciência sobre a sua maneira de se comportar. Esta é uma ação que também ajuda a lidar com as emoções de colegas, colaboradores e gestores.

Autoconhecimento e o desenvolvimento profissional

Pessoas que são capazes de reconhecer seus potenciais e limitações tornam-se mais seguras e autênticas em suas atitudes. O autoconhecimento permite ter dimensão das reações diante de cada emoção e situação, possibilitando que o indivíduo alcance o autocontrole e conquiste a confiança dos colegas, estabelecendo relações profissionais mais saudáveis.

As emoções são responsáveis por sinalizar o estado interno de cada pessoa, alertando a respeito de suas necessidades individuais e guiando os limites comportamentais e tomadas de decisão. Saber lidar com as suas emoções é um grande diferencial para quem busca crescer e se desenvolver como profissional. Ao entendê-las e aprender como controlar e direcionar cada uma delas, o indivíduo cria a capacidade para adotar uma postura mais assertiva, equilibrada e competente.

 

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