As regras de etiqueta ditam as boas maneiras e bons comportamentos nas relações interpessoais, em âmbito social. Nas relações profissionais, essas boas condutas são chamadas de Etiqueta Profissional — composta pelas condutas a serem seguidas no trato entre pessoas e empresas, baseadas sempre na boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.
O objetivo de manter as boas condutas é reduzir conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas e mal-entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.
Somos observados o tempo todo quando estamos no ambiente de trabalho: a forma como trabalhamos, nos comportamos, resolvemos problemas, lidamos com a pressão e nos relacionamos com as pessoas.
Justamente por isso, ter equilíbrio e saber agir de forma consciente nas mais variadas situações e com todos os tipos de pessoa é um ponto que pode fazer diferença na carreira de todo profissional.
Dicas de comportamento no trabalho
A maioria das corporações possui códigos de ética e conduta que devem ser seguidos. Procure se informar sobre eles e leia as regras com atenção. Além disso, você pode adotar algumas boas maneiras no ambiente de trabalho:
Seja pontual
Esteja atento aos horários e evite atrasos — tanto para chegar no trabalho como na entrega de relatórios ou para entrar em reuniões. Ao ser pontual, você transmite comprometimento e respeito. Caso perceba que não será possível cumprir com um compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
Cuidado com o celular
Cuidado com a utilização de celulares no trabalho: evite ligações pessoais e, caso ocorram, busque um local privado, usando um tom de voz baixo. Cuidado com o toque do celular, deixando-o sempre no modo silencioso.
Seja educado
Seja educado e cordial com todos, cumprimentando e respondendo aos cumprimentos.
Atenção à imagem
A aparência é importante: esteja sempre bem alinhado e bem vestido. Decotes e cores berrantes devem ser evitados, pois podem perder a seriedade. Arrume o cabelo e mantenha os sapatos limpos. Cuidado com o excesso de perfume e maquiagem. Além disso, estar com os dentes escovados e com bom hálito é essencial.
Tenha uma boa postura
Andar de forma calma, abrir e fechar as portas de forma educada, pedir licença antes de entrar na sala de alguém, sentar apenas se for convidado, manejar os materiais com sutileza são algumas ações que mostram seu cuidado com o ambiente e com as pessoas que estão nele.
Mantenha uma postura correta, não cruze os braços e evite se sentar de qualquer jeito. Tenha atenção com tom de voz e com o volume utilizado para falar — gritar ou falar de maneira muito espalhafatosa pode constranger as pessoas, além de ser um péssimo hábito.
Pratique a escuta
Saiba ouvir e dar espaço para que seus colegas de trabalho possam expressar suas opiniões. Comunique-se corretamente com as pessoas, olhe nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e estabeleça um diálogo. Não mexa no celular ou computador enquanto estiver conversando.