A famosa DR (discussão de relacionamento) pode causar certo medo em alguns casais — o que é um grande erro, uma vez que a comunicação é fundamental para manter o vínculo afetivo. A sigla não precisa ter uma conotação negativa e, na realidade, pode representar uma ótima oportunidade para que o casal compartilhe as questões que andam incomodando e desgastando a relação. Porém, para que a DR seja realmente produtiva, os dois precisam estar dispostos a ceder e a ouvir.
Encontrar alguém para ter uma relação estável e duradoura é o sonho de muitas pessoas. Quando isso acontece, por mais que as expectativas sejam sempre as melhores, aspectos como a rotina, os problemas da vida cotidiana, a falta de tempo, as falhas na comunicação e os interesses divergentes podem prejudicar o relacionamento e fazer com que ocorram discussões e brigas.
É preciso ter em mente que os desacordos sempre estarão presentes dentro de um relacionamento, e isso é absolutamente normal. São duas pessoas diferentes, com bagagens emocionais e histórias de vida diferenciadas, e é comum que aconteçam discussões sobre determinadas situações. O importante nesses casos é saber resolver essas questões de forma adequada, evitando prejuízos à cumplicidade do casal.
Muito mais do que manter um diálogo, é preciso ter consciência para encarar o relacionamento com maturidade emocional. Confira a seguir algumas dicas importantes para ter uma DR construtiva com seu parceiro:
Como resolver as coisas em uma discussão de relacionamento (DR)
Conversem de portas fechadas
Jamais discutam a relação em festas, encontro entre amigos ou qualquer lugar público ou com a presença de outras pessoas. Lugar de DR é em casa, de preferência em um local que dê total privacidade ao casal.
Encare a discussão como uma conversa
Por mais que exista alguma tensão, é importante saber manter um clima ameno para que a discussão não se torne uma briga. Lembre-se: a ideia é encontrar soluções e entendimento, e não apontar um culpado.
Esteja disposto a ouvir o parceiro
Reconhecer os próprios erros e estar disposto a escutar o que o parceiro tem a dizer é fundamental. Competir para ver quem está com a razão é um grande equívoco. Quando existe uma disputa entre o casal, quem acaba perdendo é a relação.
Apresente soluções
Antes mesmo de iniciar a conversa, é importante pensar em caminhos para solucionar as questões que motivaram a DR. Essa atitude é a chave para um diálogo eficiente entre o casal.
Não reviva o passado
Tenha em mente que o objetivo da conversa é encontrar soluções para as questões que estão incomodando no presente, e não desenterrar situações de meses ou anos atrás. Acusar o outro por coisas que não podem mais mudar nunca é uma boa saída.
Seja tolerante
Saber ceder é fundamental dentro de uma relação. É preciso saber conciliar os interesses, os horários, a rotina e as preferências, pois um relacionamento é uma via de mão dupla em que ninguém precisa se sobressair. O casal precisa encontrar um equilíbrio para evoluir em conjunto.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Uma DR pode trazer diversas emoções à tona, e é preciso saber com elas para que o problema seja resolvido de maneira harmoniosa e definitiva. O desenvolvimento da Inteligência Emocional com o Método LOTUS pode ser uma excelente ajuda neste momento, pois permite que você transforme a maneira como vivencia suas emoções e lida com a própria vida.