Quem nunca pensou em encontrar sua alma gêmea para dividir a vida, superar os obstáculos, compartilhar sonhos, celebrar conquistas e construir uma família? Desde crianças aprendemos a seguir um modelo de vida considerado adequado pela sociedade: namorar, casar, ter filhos, construir uma família.
Porém, essa realidade está mudando, e cada vez mais pessoas descartam a ideia de uma vida a dois — seja por uma decisão pessoal, seja pelas circunstâncias (traumas, modelo de relação dos pais ou experiências negativas ao longo dos anos).
A verdade é que, independentemente das causas, é possível ser feliz mesmo solteiro. Se você chegou aos 40, está solteiro e precisa encontrar mais razões para ser feliz, veja nossas dicas de Inteligência Emocional:
Como ser feliz estando solteiro aos 40 anos
Escolha ou circunstância
Algumas pessoas ficam solteiras por escolha própria e são muito felizes com essa situação. Em geral, são pessoas que não querem abrir mão da liberdade, não estão dispostas a se adaptar à vida a dois ou não encontram espaço e tempo para uma relação.
Na maioria dos casos, porém, o indivíduo chega aos 40 anos e continua solteiro por conta das circunstâncias da vida: não encontra alguém, não constrói relações duradouras, é traída ou trai, não se abre para o amor ou não se sente madura.
Seja qual for seu caso, é possível ser feliz mesmo estando solteiro aos 40 anos, desde que você esteja em paz com essa condição. Se você gostaria de ter uma relação e construir uma família, mas está sozinho e não consegue mudar essa situação, talvez seja o momento de buscar ajuda e entender o que está lhe impedindo de viver uma realidade que você tanto deseja.
Não se compare
Todas as situações trazem ganhos e perdas. Estar solteiro traz vantagens e desvantagens, assim como estar casado ou em um relacionamento. Se você está solteiro, não se compare com um amigo casado, pois a tendência é que enxergue somente as vantagens de um casamento e as desvantagens de ser solteiro.
Projeto de vida
Se você quer ser feliz, precisa sonhar e realizar tudo aquilo que almeja. Quantas coisas você pode realizar mesmo estando sozinho? Se você escolheu viver sozinho ou está sozinho pelas circunstâncias, é importante ter um projeto de vida que abranja todas as coisas que você quer realizar, independentemente do seu estado civil.
Não deixe de realizar as coisas apenas porque a pessoa certa ainda não apareceu. Se você quer conhecer um país, por exemplo, viaje mesmo sozinho. Nunca condicione seus sonhos e sua felicidade a um relacionamento.
Autoconhecimento
Algumas pessoas passam a vida inteira se relacionando, engatando uma relação atrás da outra para fugir da solidão, sem nunca dedicar um tempo para aproveitar sua própria companhia e se conhecer.
Se você está solteiro, aproveite o tempo sozinho para aumentar seu autoconhecimento. Procure cursos, treinamentos de Inteligência Emocional, retiros e experiências que proporcionem contato com você mesmo. Com o tempo, você descobrirá como é prazeroso desfrutar de sua companhia e que você pode ser feliz tanto solteiro como dentro de um relacionamento. Lembre-se: sua felicidade começa dentro de você.
Imagem: © Depositphotos.com / Belinka