Pessoas felizes geralmente apresentam duas características em comum: elas se relacionam de forma positiva e sentem um alto nível de autorrealização. No mundo corporativo não é diferente, e quando nos relacionamos bem com os colegas de trabalho e nos sentimos realizados com as nossas atividades, a felicidade naturalmente se instala na vida profissional.
A maturidade emocional é um ponto fundamental para chegarmos a este nível de felicidade no trabalho. Para alcançar esta maturidade, é necessário primeiro desenvolver a Inteligência Emocional — que é a habilidade de lidar com as emoções e de administrá-las positivamente, mesmo com as adversidades do dia a dia.
Quando deixamos as emoções comandarem nossas vidas, nos tornamos reféns dos fatores externos e perdemos o poder sobre nós mesmos e sobre nossas escolhas. Atingir a maturidade emocional, portanto, significa ter consciência da reação que cada emoção traz para a vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.
Maturidade emocional e felicidade no trabalho
Pessoas emocionalmente maduras apresentam comportamentos, relações e formas de pensar específicas. Descubra a seguir as principais características das pessoas que são felizes no trabalho:
– Visão positiva e otimista em relação aos acontecimentos;
– Têm controle emocional e sabem manter a calma, mesmo em situações de pressão;
– Não são competitivas ao extremo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada pessoa;
– Sabem reconhecer seus méritos e seu papel dentro da empresa, sem depender do reconhecimento externo como fonte de motivação;
– São capazes de reconhecer seus talentos e limitações, bem como usá-los de forma assertiva;
– Focam nas atividades e nas entregas, sem deixar que as distrações interfiram em seu desempenho;
– Sabem lidar com as limitações dos seus colegas de trabalho;
– Consciência das oportunidades e ameaças que fazem parte do seu plano de carreira;
– Sabem ouvir feedbacks e usar as críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;
– Habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a rotina de trabalho;
– Hábito de pensar antes de agir, sem recorrer à impulsividade;
– Facilidade de encontrar soluções sem reclamar e de assumir os próprios erros.
Inteligência Emocional e maturidade profissional
A maturidade emocional está diretamente relacionada à habilidade de se relacionar com os outros e com você mesmo, com suas escolhas e comportamentos. Trata-se de um processo continuo e que reflete na capacidade de administrar as emoções e compreender o estado emocional do outro.
Desenvolver a Inteligência Emocional é fundamental para ter comportamentos assertivos e conscientes, ajudando a encarar melhor as situações e pressões enfrentadas no dia a dia profissional, impedindo que os problemas afetem a sua vida e carreira.
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