O aperto de mão é uma linguagem não verbal conhecida em todo mundo, mas praticada de formas diferentes. Existem diversos tipos de aperto de mão, desde os mais tímidos até os mais intimidadores. Assim como um sorriso ou um abraço, o aperto de mão é um tipo de comunicação corporal que tem muito a dizer sobre a personalidade e o estado emocional de uma pessoa.
Tipos de aperto de mão
A famosa revista Forbes classificou seis tipos de aperto de mão. São eles:
O frouxo
Um aperto de mão fraco é sinal de insegurança e baixa autoestima, e frequentemente vem acompanhado por um olhar de baixo para cima. Muitos chefes e parceiros de negócios entendem esse tipo de aperto de mão como um sinal de falta de confiança e habilidade no que você faz.
O esmagador de ossos
Usar força excessiva no aperto de mão pode fazer com que as pessoas imediatamente pensem que você está tentando controlar a situação.
O toque
Se por um lado tornou-se moda dar um aperto de mão legal — como o clássico toque de punhos fechados —, isso pode mostrar imaturidade e falta de consciência. Guarde esse cumprimento para seus amigos e familiares.
O apressado
Um aperto de mão apressado não é rude, mas dá a sensação de desconsideração e de falta de tempo para essa pessoa.
O atrasado
Você deu um aperto de mão simples, mas esqueceu de soltá-lo. Prolongar o aperto de mão passa a mensagem de desespero, fique atento!
O desvio de olhar
Um bom aperto de mão não termina no contato das mãos. Assegure-se que de fazer contato visual e sorrir. Se você não fizer isso, revelará insegurança, timidez e desconfiança.
Dicas para o aperto de mão ideal
Veja algumas dicas extraídas da obra The Definitive Book of Body Language (O livro definitivo da linguagem corporal, ainda sem tradução para o português):
- Quem coloca a mão pelo lado superior, com a palma virada para baixo, tem a intensão controlar o encontro. Posicionar a mão de forma inferior indica submissão e demonstra que a outra pessoa pode ter controle naquele momento;
- Nos apertos de mão feitos de forma lateral, posando para uma foto, a vantagem é sempre da pessoa que fica do lado esquerdo do fotógrafo. Quem cruza o braço por cima de seu corpo parece sempre estar em uma posição de poder maior se comparado a quem fica com o corpo aberto e cotovelo dobrado;
- O aperto feito com duas mãos demonstra intimidade. A pessoa que faz o aperto dessa forma demonstra carinho ao aumentar o contato físico, mas também pode representar uma boa forma de recuperar o controle caso a outra pessoa dê um aperto com a mão em posição superior.