Uma conversa difícil pode causar diversas sensações: nervosismo, insegurança, desconforto, medo e sensações à flor da pele. Diante de todas essas emoções, uma reação natural do ser humano é adiar ao máximo esse momento e a tendência em procrastinar é muito grande.
Certamente você já passou por uma situação com essa, seja em uma relação amorosa, profissional ou familiar. O grande problema em adiar uma conversa importante é esperar que as emoções fiquem tão intensas e assim, corremos o risco de “despejarmos” tudo o que sentimos e pensamos de maneira descontrolada – muitas vezes até agressiva.
Ao ter esse tipo de reação emocional acabamos criando um cenário tão tenso que a capacidade do outro em nos escutar – e entender- cai drasticamente. Ao fazer um exercício de empatia e tentar se colocar no lugar do outro, criamos a capacidade de entender o quanto é difícil ouvir alguém que apela apenas para críticas, acusações e julgamentos. Nesses termos, qualquer diálogo razoável não é possível.
Como o ser humano reage diante de uma conversa difícil?
Basicamente, existem tipos de padrões prejudiciais para a manutenção dos relacionamentos em geral: o primeiro é entrar em um estado de defesa ( fuga ou ataque) e o segundo é ficar paralisado diante da situação.
Dicas de Inteligência Emocional para iniciar uma conversa difícil
Fale sempre na primeira pessoa
Ao invés de dizer “ você me magoou com essa atitude” experimente trocar por “ eu me senti magoado com essa atitude”. Ao falar na primeira pessoa, você evita que seu interlocutor assuma uma postura defensiva.
Não faça rodeios e vá direto ao ponto
Evite a ironia, indiretas ou qualquer outra postura que abra margem para mal-entendidos. Vá direto ao ponto, mas sempre com cautela para não ferir ou magoar a outra pessoa.
Entre na conversa com um objetivo claro
O que você deseja alcançar a partir desse diálogo? É necessário que você saiba esta resposta antes de iniciar uma conversa difícil. Você deseja apenas desabafar ou chegar em alguma conclusão? Essa conversa é conclusiva para o relacionamento ou, ao contrário, parte de um desejo de acertar as arestas e melhorar a comunicação entre vocês? É importante definir de forma clara o que você busca com essa conversa.
Saiba onde e quando ter essa conversa
Conversas difíceis correm sempre o risco de acabar em uma discussão mais acalorada. É importante definir um local tranquilo e reservado para conversar e evitar que o estresse gerado pela situação gere uma carga emocional ainda mais intensa. Busque um lugar neutro para ambos – livre de recordações negativas.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Ao desenvolver suas habilidades emocionais, é possível criar uma série de benefícios para suas relações – sejam elas pessoais ou profissionais. Isso permite que você reduza conflitos, direcione de maneira competente sua emoções e tenha uma comunicação menos ruidosa e mais assertiva. Conheça o Método LOTUS – um treinamento de imersão capaz de potencializar sua performance pessoal e profissional.