Você sabia que a insegurança é uma das grandes armadilhas dos relacionamentos? Este é um sentimento que sempre vem acompanhado pelo complexo de inferioridade e pela crença do não merecimento, em que a pessoa não se sente boa o suficiente e não se sente merecedora do amor.
Mecanismo da insegurança nas relações
Em um relacionamento, a insegurança geralmente se manifesta por meio de ciúmes, acusações sem fundamento e reclamações relacionadas à falta de carinho ou infidelidade. Pessoas inseguras tendem a colocar toda responsabilidade em seus parceiros e, por mais que ouçam diversas declarações de amor, continuam com dúvidas.
A insegurança também pode fazer com que a pessoa desenvolva medo de se relacionar e se machucar. Como consequência, este indivíduo acaba bloqueando seus sentimentos e impedindo a si mesmo de encontrar o amor. De maneira inconsciente, o inseguro não permite que as coisas aconteçam porque não acredita que o amor pode dar certo.
Como superar a insegurança
O sentimento de insegurança é resultado de medos que todo ser humano carrega: o medo de ser rejeitado, abandonado ou de perder alguém importante. Uma pessoa insegura vive como se estivesse sempre ameaçada, vivendo na expectativa de que os outros a abandonem.
Se você é muito inseguro e sente que isso prejudica seus relacionamentos, vale a pena conferir as dicas a seguir:
Responsabilidade
Você só é capaz de superar ou mudar as coisas que dependem de você. Por isso, o primeiro passo é assumir sua responsabilidade sobre a insegurança que você sente.
Consciência
Conhecer sua história de vida, ressignificar as experiências negativas e compreender a origem dos medos são atitudes essenciais para superá-los.
Valorização
Para superar a insegurança, você precisa ter consciência do seu valor, do seu papel e das suas qualidades. Portanto, pare de olhar apenas para o que está errado e comece a valorizar suas qualidades.
Individualidade
Faça todas as coisas que te deixam feliz. Goste de estar em sua própria companhia, sinta que você é suficiente para sua felicidade e entenda que as outras pessoas apenas complementam sua vida.
Autoconhecimento
Processos terapêuticos e treinamentos de Inteligência Emocional são ferramentas que trabalham a insegurança de maneira profunda. Isso é feito por meio da promoção do autoconhecimento, que é o principal combustível para você se libertar dos processos inconscientes.