Após algum tempo de relacionamento, pode acontecer de o casal se afastar um do outro, percebendo que não faz mais sentido que ambos permaneçam juntos. Esse processo de desligamento é sempre doloroso, já que ninguém se envolve com uma pessoa pensando em se separar ou se decepcionar. Quando isso ocorre, é natural que várias questões e emoções venham à tona, uma vez que o término de um longo relacionamento faz com que o casal saia de sua zona de conforto e tenha que se adaptar a um novo momento de sua vida.
Nesse contexto, é natural que a autoestima do casal fique abalada, e é necessário que ambos encerrem este ciclo adequadamente para seguir em frente com suas vidas. Não importa o que motivou o término: é importante resolver todas as questões e não deixar nada pendente, garantindo que nem a culpa e nem a raiva se tornem mágoas ou deixem traumas internos mal resolvidas.
Para facilitar esse processo de superação, é necessário que ambos tenham em mente que um tem 50 % de responsabilidade sobre o que aconteceu no relacionamento e, em vez de culpar a si mesmo ou colocar toda a culpa no parceiro, o ideal é descobrir o aprendizado que as situações puderam proporcionar. Assim, será possível seguir em frente e recomeçar.
Dicas para elevar a autoestima após o fim de um relacionamento
Viva o luto pela relação
É natural que suas emoções passem por momentos de confusão, e você certamente sentirá saudades, tristeza, ansiedade, raiva, amor e medo. É importante identificar e entender cada um desses sentimentos e entrar em contato com eles, sem negá-los. Viva o luto pela relação e não tente pular nenhuma etapa deste momento, ficando atento apenas para que essa fase não dure mais tempo que o considerado normal.
Coloque-se como centro de sua própria vida
Terminar um relacionamento pode ser doloroso, mas também existe um lado extraordinário associado a este momento: o término abre espaço, tempo e infinitas possibilidades para que você possa se reinventar. É muito comum que, após anos de relação, os hábitos das pessoas envolvidas se misturem, já que é preciso ceder em muitas coisas para que os interesses e vontades de ambos possam ser realizados.
Quando o indivíduo está só, por sua vez, ele consegue focar em seu desenvolvimento pessoal, dedicando a seus próprios projetos e hobbies. Portanto, aproveite o momento para sair, conhecer pessoas novas, fazer um curso de seu interesse, viajar ou aprender uma nova língua. Foque em si mesmo e nas coisas que você deseja realizar.
Invista em autoconhecimento
Ficar com baixa autoestima é uma consequência da falta de autoconhecimento. Uma pessoa que se conhece profundamente sabe que carrega aspectos positivos e outros que precisam ser trabalhados, e é perfeitamente capaz de lidar com suas imperfeições. O autoconhecimento possibilita valorizar potenciais e minimizar limitações, sendo um processo fundamental para elevar a autoestima.
Cuide da alimentação e faça exercícios
Conhecida como o “hormônio do amor”, a ocitocina é uma substância que pode cair drasticamente no organismo quando uma pessoa está passando por uma decepção amorosa. A dopamina, por sua vez, é responsável pela sensação de prazer, recompensa e bem-estar. A melhor forma de elevar os níveis dessas substâncias e turbinar sua autoestima é por meio da realização de exercícios físicos e adoção de uma alimentação saudável e equilibrada.