O cérebro humano sabe como esquecer coisas ruins para se proteger, reprimindo ou distorcendo a experiência negativa. Embora esse mecanismo de defesa pareça positivo, o esquecimento mostra apenas como os indivíduos são frágeis e incapazes de lidar com a dor. Ninguém deve viver com dor, mas fingir que ela não existe é uma maneira errada de lidar com ela.
A adolescência é uma fase vulnerável, em que os jovens lutam para se sentirem amados e aceitos nos grupos em que interagem, muitas vezes passando por cima de seus valores e se machucando profundamente.
Como esquecer as coisas ruins que aconteceram nesse período e seguir em frente, sem reprimir as dores como forma de fuga? O segredo é encarar o passado e aprender com ele, sem se tornar refém das dores do passado. Confira algumas dicas de como fazer isso a seguir:
Como esquecer as coisas ruins e seguir em frente?
Desfrute o presente
Uma das formas de evitar que as experiências ruins dominem sua vida é vivendo intensamente o presente. Reconheça e desfrute de tudo o que a vida lhe proporciona, encontre prazer nas suas atividades, nas pessoas que você ama e nos momentos de diversão. Quanto mais você vive o presente, mais se afasta do passado.
Aprenda e desenvolva sua maturidade
Encontre o aprendizado por trás das suas dores. Para isso, você precisa ter maturidade emocional para aceitar que a vida não é feita apenas de bons momentos, que as pessoas não são perfeitas e que nem sempre as coisas serão como você deseja. É preciso coragem para enxergar o lado escuro da vida, mas com a consciência de que todo acontecimento tem uma lição importante.
Escolha o que fazer com a experiência negativa
Escolha se sentir forte e orgulhoso por ter superado tantos momentos ruins, em vez de se fazer de vítima por ter passado por tudo isso. Quem escolhe o sentido de cada experiência é você.
Aceite o que você não pode mudar
Não fique remoendo situações que não foram causadas por você — como a morte de alguém querido, o abandono paterno ou materno, um acidente ou a ocorrência de uma doença. Não lute contra coisas que estão fora do seu controle e que não dependem de você.
Cuide de suas emoções
Não importa como ou quando as coisas ruins aconteceram: por mais que você tente esquece-las, seu subconsciente sempre armazenará essas experiências. Por isso, aceite que é impossível voltar no tempo e mudar o que já aconteceu, mas entenda que você pode dar novos significados e interpretações a esses fatos, impedindo que eles prejudiquem sua vida e te afastem da felicidade. Desenvolva sua Inteligência Emocional e saiba lidar com os sentimentos associados às experiências negativos e, assim, seguir em frente.