Todas as pessoas têm inseguranças e, justamente por isso, se relacionar pode ser um grande desafio. Em uma relação, a autoconfiança é fundamental para trazer equilíbrio e estabilidade para o casal. Isso porque uma pessoa autoconfiante conhece suas capacidades e limitações, sabe aonde quer chegar e não tem o hábito de se comparar com os outros.
Para ter um relacionamento com maturidade emocional, portanto, é essencial ter confiança em si mesmo e no companheiro. Se você quer saber como aumentar a autoconfiança, confira nossas dicas de Inteligência Emocional e transforme seu relacionamento de maneira positiva.
Como aumentar a autoconfiança?
Para confiar em uma pessoa, você precisa primeiro conhecê-la, certo? Esta mesma ideia se aplica a você: para ter autoconfiança, você precisa de autoconhecimento. Nesse sentido, saiba suas potencialidades e pontos fracos, conheça seus sonhos, tenha uma visão clara das coisas que você gosta e entenda quem você realmente é.
Quanto mais você se conhece, mais motivos você tem para confiar em si mesmo e transmitir confiança para os outros. Por outro lado, sempre que você duvida de sua capacidade, mais motivos você dá para que os outros desconfiem de você.
O desafio na autoconfiança masculina
Culturalmente, os homens crescem acreditando que precisam bloquear suas emoções, que não podem chorar, demonstrar tristeza e nem fraqueza. Por conta disso, é muito raro que eles consigam desenvolver o autoconhecimento e a capacidade de trabalhar as emoções.
Sem saber quem são, quais são seus medos, inseguranças e limitações, fica muito difícil que esses homens consigam desenvolver a autoconfiança.
Como aumentar a autoconfiança masculina
Aceite as imperfeições
Aceite o que você é, especialmente no que diz respeito às características que não podem ser mudadas — como altura ou cor dos olhos. Aprenda a viver com suas imperfeições e, em vez de ficar lutando contra elas, se concentre em suas qualidades e nos aspectos que dependem de você: emagrecer, mudar o estilo de roupa, inovar no corte de cabelo, entre outras coisas.
Tenha consciência de suas qualidades
Faça uma lista de tudo o que você tem de positivo, como a generosidade, honestidade, capacidade de organização e até aspectos físicos que lhe dão orgulho. Toda vez que você criticar a si mesmo por conta de alguma falha, lembre-se de uma qualidade positiva.
Identifique suas crenças
Pergunte-se: o que lhe faz acreditar que não é capaz? Quando foi a primeira vez que alguém disse que você não conseguiria realizar algo? Normalmente, a falta de autoconfiança é resultado da crença de incapacidade, um pensamento que é desenvolvido ainda na infância. Identifique o que gerou esta crença negativa e avalie se ela realmente faz sentido.
Pare de se criticar tanto
O quanto você tem sido duro, exigente e inflexível com você mesmo? Quantas vezes por dia você se critica, se condena e se humilha? Quantas vezes por dia você faz um elogio a si mesmo e reconhece suas conquistas?
Experimente ser mais compreensível, amoroso e tolerante com você mesmo e perceba como é possível confiar em sua capacidade.
Pare de se comparar
Elimine o hábito de se comparar com outras pessoas. Sempre que se compara a alguém, você anula suas qualidades. Você pode não perceber, mas provavelmente existem pessoas que gostariam de ter algumas qualidades ou coisas que você possui. E quem você acha que é perfeito pode estar desejando ser outra pessoa. Seja você mesmo e aprenda a ser feliz com isso!
Lembre-se que você é vitorioso
Escreva sobre tudo o que você conquistou em sua vida, seus sucessos, realizações e memórias mais queridas. Sempre que você se sentir incapaz de fazer alguma coisa, releia sua lista e lembre-se que você é uma pessoa capaz e fantástica.
Imagem: © Depositphotos.com / alphaspirit