Vivemos em um mundo no qual achamos que devemos ser perfeitos, que temos que ter um corpo maravilhoso, uma aparência que se julga ser a ideal. E as vezes isso pode gerar muitos transtornos para a nossa vida, trazendo a baixa autoestima.
Primeiro de tudo temos que adquirir o amor próprio, ele é o ápice para sentirmos bem com nós mesmos, do jeitinho que somos sem rótulos e julgamentos. A não aceitação pode trazer dificuldades em se aceitar, não conseguindo valorizar seus potenciais.
Às vezes estamos desconfortáveis e nem sabemos o porquê, sentindo que algo está errado, e isso pode ser sinal de que você está com a autoestima baixa:
Sintomas de baixa autoestima
- Hábito de sempre encontrar culpados para seus problemas ou erros;
- Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
- Timidez em excesso;
- Medo da rejeição;
- Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
- Falta de confiança em si mesmo;
- Tendência à procrastinação e preguiça;
- Hábito de se comparar com outras pessoas;
- Competitividade em excesso;
- Falta de habilidade para lidar com críticas;
- Sensação de incapacidade;
- Necessidade de inferiorizar as pessoas;
- Perfeccionismo;
- Dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e conquistas.
Somente você sabe quem você é
Ao logo da vida, escutamos muitas coisas referentes a nossa aparência, porém devemos ter em mente que nem tudo que falam quer dizer que é verdade, e só você sabe quem você é, e se precisar mudar algo que será benéfico para você, tem que ser para si e não para agradar quem está ao redor.
Pare de se comparar
Com o avanço da tecnologia, hoje temos mais facilidade em navegar na vida das pessoas. Mas devemos lembrar que ninguém posta em suas redes as coisas que não estão boas, a vida das pessoas pode até parecer a vida perfeita, mas de verdade não temos como saber, já que ninguém posta coisas tristes ou as dificuldades da vida. Então não compare sua vida com a de outras pessoas, sua vida está no caminho que deve estar, com o esforço que você faz, valorize isso e não queira ter a vida do outro.
Combatendo a baixa autoestima com Inteligência Emocional
Se você quer conhecer ainda mais sobre você, sua história e sobre tudo que há por trás de quem você é, venha desenvolver a sua Inteligência Emocional com a gente.